Artigos

Será 2024 o ano da revolução verde e digital na logística?

O setor da logística é um pilar essencial na atividade económica a nível mundial. Ao longo dos últimos anos, muitas empresas do setor foram forçadas a repensar as suas estratégias e os seus modelos de negócio, por conta dos vários desafios que enfrentaram. No entanto, este contexto de incerteza abre também portas à inovação e ao crescimento de novas tendências ler mais…

RINGANA leva algas de produção nacional a 35 países

No âmbito do Dia de Produção Nacional, a RINGANA, marca austríaca de beleza e cosmética vegana e sustentável, destaca a importância da produção local na sua procura pelos melhores, mais puros e eficazes ingredientes. A marca já adquiriu cerca de uma tonelada de microalgas Honey Chlorella, ao fornecedor nacional, Allmicroalgae. A empresa é especializada na produção de microalgas de alto ler mais…

Mais de 50 mil m² de produto industrial e logístico no norte e centro do país

As consultoras imobiliárias CBRE e JLL comercializam em regime de co exclusividade os dois ativos industriais/logísticos do Grupo IPG localizados em Vila Nova da Rainha/Azambuja e na Trofa e que em conjunto totalizam 51.000 m². O ativo em Vila Nova da Rainha/ Azambuja, com uma infraestrutura completa e pronta a usar, dispõe de uma área total de 36.289 m², e ler mais…

Luís Simões adere ao projeto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir a pegada carbónica

A Luís Simões é o mais recente parceiro da GS1 Portugal a aderir ao Lean & Green, um programa que promove a redução voluntária de emissões de dióxido de carbono equivalente nas operações logísticas das empresas. O Lean & Green, representado no nosso país pela GS1 Portugal desde o final de 2018, conta com mais de 600 empresas a nível ler mais…

Porto de Setúbal registou crescimento de 2,4% em 2023

O Porto de Setúbal movimentou em 2023 mais de 6,3 milhões de toneladas de carga, o que significou um crescimento de 2,4% em relação ao período homólogo do ano anterior. Este crescimento foi particularmente alavancado pelo setor dos granéis sólidos, que registou um aumento de 11,5% face a 2022, com mais de 2,8 milhões de toneladas, assim como na carga ler mais…

Centromarca evoca liberdade de escolha nos 50 anos do 25 de Abril

A Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca – celebra o 50º aniversário do 25 de Abril com um vídeo-manifesto em defesa da liberdade de escolha para o consumidor. A campanha tem como objetivo reforçar a importância desta liberdade não só no contexto do consumo, mas também como um valor fundamental da democracia e da cidadania. Com ler mais…

ONE lança solução de transporte ecológico ONE LEAF+

A Ocean Network Express (ONE), um dos maiores armadores de contentores do mundo, anuncia o lançamento do seu serviço de transporte marítimo com emissões reduzidas – ONE LEAF+, concebido para satisfazer as aspirações partilhadas de descarbonização do setor do transporte marítimo. O ONE LEAF+ oferece aos clientes a oportunidade de gerir proativamente as suas próprias emissões e minimizar o impacto ler mais…

BOWE GROUP vai apresentar soluções de automação e digitalização na Empack e Logistics & Automation Porto

A BOWE GROUP, especialista em soluções de automação, robótica e de IoT, vai apresentar as suas soluções de automatização e de digitalização para a intralogística na Empack e Logistics & Automation Porto, que decorre já nos dias 17 e 18 de abril, na Exponor. Através da sua unidade de negócio BOWE INTRALOGISTICS, o Grupo vai apresentar as suas soluções end-to-end ler mais…

Fundo de inovação dos CTT investe em start-up de inteligência artificial

O 1520 Innovation Fund (antigo Fundo Techtree) lançado pelos CTT para apoiar atividades de inovação nas pequenas e médias empresas e start-ups, participou na ronda de financiamento da Neuralshift, uma start-up que desenvolve soluções de software empresariais com recurso a algoritmos de inteligência artificial. “Este investimento na Neuralshift está incluído numa dinâmica de aceleração de investimentos no nosso Fundo 1520 ler mais…

Porto de Setúbal avança com eletrificação dos acessos ferroviários aos terminais portuários

O concurso público para a eletrificação do “last mile” ferroviário, de acesso aos terminais portuários do Porto de Setúbal, já foi lançado e irá permitir reduzir os constrangimentos existentes na ligação dos terminais à rede ferroviária nacional. Esta obra compreende a eletrificação dos ramais e canais de acesso aos terminais, facilitando a etapa final do transporte (last mile) e a ler mais…