Artigos

O DEPLORÁVEL MUNDO NOVO

No final da adolescência tive a oportunidade de ler o “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley e, confesso, que ainda muito jovem, o livro me marcou e me deixou a pensar como, já no início da década de 30 do século passado, se imaginava um futuro onde a sociedade seria rigidamente organizada e controlada por meio da engenharia genética, do ler mais…

Lidl otimiza operações com novo centro logístico em Portugal

O Lidl Portugal inaugurou no final de março, em Loures, o seu maior e mais moderno centro logístico no país, fruto de um investimento superior a 115 milhões de euros. Esta nova infraestrutura, que vem reforçar a presença da marca na zona centro, representa um marco estratégico no plano de crescimento da empresa e reafirma o seu compromisso com o ler mais…

DELIVER Europe prepara o seu 10.º Aniversário com participação recorde

A edição do 10.º aniversário do DELIVER Europe, o principal evento de matchmaking para o setor do retalho e da Supply Chain, terá lugar nos dias 4 e 5 de Junho em Amesterdão. O evento está no bom caminho para superar os recordes de participação anteriores, com as inscrições já 20% acima do registado no ano passado. O DELIVER Europe ler mais…

Ciberataques e crise financeira lideram riscos geopolíticos

O primeiro Barómetro do Observatório do Risco Geopolítico para Empresas da Porto Business School revela que os ciberataques de grande dimensão e uma possível crise financeira global são as maiores preocupações das empresas portuguesas no atual cenário geopolítico. Os dados recolhidos revelam que a crise financeira global severa surge como o segundo risco mais relevante no curto prazo (66%), sendo ler mais…

JYSK reforça compromisso de sustentabilidade com utilização de madeira de origem sustentável

A JYSK reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade dos seus produtos ao assegurar que as matérias-primas como a madeira, cartão e papel sejam 100% provenientes de fontes responsáveis. Nesta linha, a marca voltou a participar recentemente na Semana Forest Stewardship Council (FSC) na Dinamarca, Noruega e Suécia. Este feito constitui um marco importante no compromisso contínuo da JYSK enquanto ler mais…

Porto de Lisboa potencializa os esforços de sustentabilidade

O Porto de Lisboa estabeleceu uma parceria com o EPI – Environmental Port Index, um sistema desenvolvido por um conjunto de portos noruegueses em colaboração com a Consultora DNV e diversos especialistas da indústria marítima, que permite avaliar e monitorizar os índices de emissões dos navios durante o período de permanência em porto, tornando-se, assim, o primeiro porto do Sul ler mais…

Porto de Roterdão reforça processos de negócio com mais um passo na sua transformação digital

O Porto de Roterdão deu mais um passo na sua transformação digital ao migrar para SAP S/4HANA Cloud, com recurso à solução RISE with SAP. Este projeto foi realizado em parceria com a myBrand Conclusion e garante “ao porto uma infraestrutura de ERP flexível, escalável e preparada para o futuro, potenciando a inovação e a eficiência dos seus processos de ler mais…

Brother e a FM Logistic celebram três anos de utilização de hidrogénio verde na logística

A Brother, especialista em soluções de impressão, identificação e digitalização, e o seu parceiro estratégico FM Logistic celebram o terceiro ano de utilização de hidrogénio verde nas suas operações logísticas. Esta iniciativa, pioneira no setor, levou a uma redução significativa das emissões de CO2 na movimentação de mercadorias dentro do armazém, consolidando o compromisso de ambas as empresas com a ler mais…

LPR distingue Lidl, Worten e Too Good To Go como vencedores do Prémio Retalhista Sustentável do Ano 2025

O Lidl Portugal, a Worten e a plataforma Too Good To Go são os vencedores da edição de 2025 do Prémio LPR – Retalhista Sustentável do Ano, uma iniciativa promovida pela LPR – La Palette Rouge, em parceria com a Grande Consumo e integrada na iniciativa A Melhor Loja de Portugal. Este prémio reconhece os projetos mais relevantes e impactantes ler mais…

AFIA apresenta os dados das exportações de fevereiro, dando destaque a Marrocos

De acordo com os dados divulgados pela AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, as exportações de componentes automóveis registaram uma descida de 3,7%, tendo-se situado nos 1.000 milhões de euros em fevereiro de 2025. A indústria automóvel tem sido afetada negativamente, pelo ritmo do crescimento das vendas dos veículos elétricos, menor do que o esperado; e pelo ler mais…