Artigos

DISTRIBUIÇÃO: Um negócio de tostão gerido pela informação

Antes de mais, diga-se que logística pode ser definida como noção científica ou como processo. Como noção, a logística é a parte da gestão da cadeia de abastecimento que planeia, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e económico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, assim como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até ler mais…

Casa cheia no 22º Congresso de Logística da APLOG

Terminou ontem o 22º Congresso de Logística da APLOG que decorreu no PT Meeting Center, em Lisboa, sob o lema “As novas fronteiras da Logística”. Com a casa cheia foram vários os temas debatidos, onde foram identificadas as fronteiras físicas e geográficas da logística, desde a sustentabilidade, qualidade alimentar, retalho até à indústria Automóvel e Saúde. A preparação dos futuros ler mais…

Encontro Marítimo-Portuário Hispano-Português decorreu no Porto de Sines

A sessão dos “Encontros Marítimo-Portuários Hispano-Portugueses” decorreu no Porto de Sines, onde se promoveu o relacionamento bilateral entre a comunidade portuária, logística e industrial local com a comunidade logística e portuária de Cádiz. Esta acção que contou com a presença de representantes dos portos de Algeciras e de Sevilha, bem com das respectivas Câmaras de Comércio, esteve enquadrada no âmbito ler mais…

Supply Chain e IA

Uma supply chain é definida como uma rede orientada por objectivos de processos e pontos de stock usados para fornecer bens e serviços aos clientes. O principal objectivo da rede é atender aos pedidos dos clientes de forma lucrativa, ou seja, fazer as transformações necessárias nas matérias-primas, no uso de recursos e energia para entregar o acordado. No nosso trabalho ler mais…

Nova direcção da CPL diz que «estabilidade é essencial para o futuro»

A Comunidade Portuária Lisboa – CPL elegeu os novos membros para os seus órgãos sociais, para o triénio 2019-2021. Rui Raposo, da Associação dos Armadores da Marinha de Comércio, foi reeleito presidente da direcção e Carlos Caldas Simões, do Grupo ETE, foi de novo nomeado para o cargo de secretário-geral da CPL. «Dando continuidade aos objectivos traçados no anterior mandato, ler mais…

Empresas mais motivadas para optarem pelo reshoring

Segundo um estudo recente, realizado a nível internacional pelo Reshoring Institute, as empresas globais consideram que a vantagem ao nível dos custos de produzir no exterior já não é o que era. Um número crescente de empresas está a repensar as suas estratégias globais de produção. Razões como o aumento dos salários, aumento das tarifas sobre o aço, alumínio e ler mais…

XPO Logistics adquire 100 veículos movidos a gás natural em França

A XPO Logistics, fornecedora de soluções de transporte e logística, realizou um novo e investimento em sustentabilidade com a aquisição de 100 camiões Stralis Natural Power Euro VI da marca IVECO. Os novos veículos serão utilizados na rede de transporte de mercadorias em paletes da empresa em França, que serve clientes das zonas da região de Lyon e Paris, bem ler mais…

Um líder deixa de o ser quando deixa de escutar

No meu primeiro artigo para esta revista prometi voltar a um tema fundamental para a dupla questão da liderança e da gestão: serão conciliáveis de alguma forma, ambas as funções? Por outras palavras, será, ou não, possível que um mesmo agente, numa organização, possa ser Gestor e Líder, simultaneamente, apesar das especificidades e aparentes contradições das competências envolvidas? Invariavelmente quando ler mais…

KIRCHHOFF Automotive amplia fábrica em Ovar

A KIRCHHOFF Automotive, multinacional alemã do ramo automóvel, está a ampliar a sua fábrica em Ovar, para dar resposta ao aumenta da sua capacidade de produção com um processo de estampagem a quente. A Garcia Garcia será a empresa responsável pela construção. A subsidiária portuguesa fornece peças complexas de metal e estruturas híbridas para aplicação em carroçarias e chassis para ler mais…