A TX Logistik AB, filial sueca da TX Logistik AG, da Alemanha, testou com sucesso um comboio com um comprimento de 838 metros na Suécia. A empresa de logística ferroviária, que faz parte do Grupo Mercitalia (Gruppo FS Italiane), explorou o comboio totalmente carregado no trajeto de aproximadamente 500 quilómetros entre Malmö e Frövi (província de Örebro). Foram transportados géneros alimentícios da cadeia retalhista sueca Coop. A autoridade sueca de infra-estruturas de transporte Trafikverket foi o terceiro parceiro envolvido no ensaio.
Até agora, só são permitidos comboios com um comprimento máximo de 630 metros na maioria dos percursos na Suécia. “Uma expansão para 838 metros aumentaria significativamente a capacidade de transporte e tornaria assim o transporte ferroviário de mercadorias ainda mais eficiente e atractivo para os expedidores”, diz Lars Winther Sørensen, Director Executivo da TX Logistik AB na Suécia. Isto, por sua vez, é um pré-requisito essencial para transferir mais mercadorias da estrada para o caminho-de-ferro”. Mesmo para mercadorias que até agora têm sido transportadas quase exclusivamente por estrada, Lars Winther Sørensen acredita que é possível uma utilização mais extensiva do caminho-de-ferro.
A utilização de comboios mais longos é também um importante impulso para o transporte ferroviário inteligente em termos climáticos. Em particular, a combinação de alta capacidade de carga por comboio e alta velocidade assegura um sistema de transporte altamente produtivo. O comboio de ensaio transportou 48 semi-reboques e viajou a velocidades de até 120 quilómetros por hora. Isto foi mais rápido do que os comboios em ensaios comparáveis noutros países. Foi utilizada uma locomotiva de quatro eixos, que é normalmente utilizada no transporte ferroviário de mercadorias.
A Coop tem vindo a transportar alimentos e outras mercadorias por caminho-de-ferro na Suécia desde 2009. Desde 2012, a TX Logistik tem realizado transportes para a cadeia retalhista entre Bro, 30 quilómetros a noroeste de Estocolmo, e Malmö. Apenas há dois anos, o número de viagens de ida e volta foi duplicado de dez para 20. “Hoje, 30% dos nossos transportes são efectuados por caminho-de-ferro”, explica Peter Rosendahl, gestor de transportes da Coop Logistik. A cadeia retalhista gostaria de aumentar ainda mais a quota de transporte ferroviário. “É por isso que participámos neste projecto virado para o futuro e esperamos poder alargar os nossos comboios num futuro próximo”.