Os Portos de Viana do Castelo e de Leixões têm vindo a registar crescimentos ao nível da carga movimentada. Nos primeiros nove meses do ano, o movimento de mercadorias no Porto de Viana do Castelo registou um crescimento de 19%, enquanto o Porto de Leixões fechou o mês de Setembro com «uma evolução muito positiva», com um total de 14,8 milhões de mercadorias movimentadas.
Com cerca de 308 mil toneladas de carga movimentada até Setembro, a média mensal no Porto de Viana do Castelo registou um acréscimo de 26% face ao mesmo período do ano anterior. Com os graneis sólidos a registarem um considerável aumento, as 124 mil toneladas movimentadas desta tipologia de carga corresponderam a um crescimento de 112% face ao período homólogo.
Entre as principais mercadorias movimentadas no Porto de Viana do Castelo destacam-se os agro alimentares com um aumento de 51 mil toneladas (+ 537%), tornando-se assim na principal mercadoria importada através da infraestrutura portuária.
Já no Porto de Leixões a carga contentorizada cresceu 7,5%, a carga fraccionada aumentou 2,32% e a carga roll-on/rol-off (carga rolante) registou um incremento de 17,95%. Também os contentores cresceram em número (8,49%) e em TEUS (8,19%).
Os valores assinalados no terceiro trimestre do ano permitiram uma boa recuperação do movimento de graneis líquidos, que só no mês de Setembro aumentaram 56,62% face ao mês homólogo anterior. De salientar que o Porto de Leixões regista uma média mensal de cerca de 1,6 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas