Maersk adquire a startup portuguesa HUUB

A Maersk acaba de anunciar a aquisição da HUUB, uma startup portuguesa com uma solução logística baseada na nuvem, especializada em soluções tecnológicas de armazenagem B2C para a indústria da moda. Esta é a terceira aquisição da Maersk este ano na área da logística para o e-commerce e foi realizada através da Maersk Growth.

Como força disruptiva na área do e-commerce, a aquisição da HUUB vai fortalecer as capacidades tecnológicas da Maersk, dotando-a dos melhores atributos de um ambiente de «trabalho moderno, empreendedor e ágil».

Vincent Clerc, Executive Vice President e CEO of Ocean & Logistics, A.P. Moller – Maersk, afirmou “a HUUB encaixa muito bem na Maersk, pois são uma equipa curiosa com fundadores inspirados. Com a HUUB estamos a adquirir capacidades e talento de nível mundial que nos vão permitir acelerar muito o desenvolvimento das nossas ofertas omnicanal. Isto vai tornar muito mais fácil aos nossos clientes focarem-se no seu negócio de produzir e vender bens, conseguindo fazer chegar rapidamente ao consumidor final.”

Assim que a tecnologia da HUUB esteja integrada nas soluções existentes da Maersk, os clientes terão acesso aos produtos totalmente integrados de logística para e-commerce da Maersk. Estes produtos estão dotados de interfaces modernos, user friendly para interagirem com clientes e parceiros. Os clientes da Maersk terão acesso a uma «única fonte fidedigna» para visibilidade de stocks, garante a empresa.

Tiago Paiva, CEO da HUUB explicou que, “desde o primeiro dia, a HUUB tinha dois objectivos principais: disrupção e escala. Disrupção de ter a capacidade e coragem de afirmar que um sector de multi biliões necessitava de uma revolução digital e de visualizar e criar uma plataforma de supply chain e ecossistema revolucionário. A escala vai permitir que a disrupção ocorra ao alimentar o sistema com os volumes que vão fazer a diferença. Para a HUUB, a viagem partilhada que agora começa com a Maersk preenche ambos os objectivos. Primeiro a validação do nosso produto e visão disruptiva. Segundo, a Maersk cuja escala é o facilitador que vai permitir à nossa plataforma servir clientes excelentes e liderar o mercado logístico do e-commerce.”

A Maersk Growth, o braço de capital de risco da A.P.Moller – Maersk, estabeleceu o primeiro contacto com a HUUB em maio de 2019, pois acreditou que a colaboração com startups é uma importante alavanca para a inovação.

Para fortalecer a sua oferta logística, a Maersk iniciou há dois anos e meio uma viagem de fusões e aquisições, primeiro adquirindo a Vandegrift uma corretora, a Performance Team uma empresa especializada em armazenagem e distribuição e a KGH uma empresa de serviços personalizados. No início de Agosto de 2021, a Maersk expandiu a sua presença no sector do e-commerce adquirindo a Visible SCM e anunciando o seu interesse em adquirir a Europe B2C. A HUUB é a terceira aquisição na área da logística de e-commerce, sublinhando «que se trata de um importante foco estratégico para oferecer serviços logísticos integrados aos clientes».

Written by