A Hovione, multinacional portuguesa na área da química-farmacêutica, anunciou esta semana a compra de um terreno de 40ha no concelho do Seixal para dar continuidade à expansão da sua atividade industrial em Portugal.
A empresa refere que na nova unidade serão produzidos produtos farmacêuticos para os mercados dos EUA, Europa e Japão. Os processos de fabrico estão a ser desenvolvidos nos centros de investigação da empresa no Lumiar e em Princeton, New Jersey.
Desta forma, a Hovione consolida a sua presença no país, com mais investimento na inovação, na qualificação e no emprego de qualidade, «gerando riqueza para a comunidade e para o país». A empresa conta já com fábricas em Loures, mas também na Irlanda, nos Estados Unidos e em Macau.
“Estamos a investir num dos mais jovens concelhos de Portugal, numa zona onde a indústria tem tradições enraizadas e é parte da história do nosso país. A expetativa é fazer crescer no Seixal, ao longo das próximas décadas, um polo de desenvolvimento assente no conhecimento a exportar para o mundo novos medicamentos que melhoram a saúde de milhões de pessoas. O que queremos construir aqui é para o século XXI aquilo que as fábricas que criaram a Margem Sul foram para o século XX – uma atividade económica assente na inovação, competitiva, aberta ao Mundo, que qualifique os jovens, atraia e fixe as pessoas, e crie riqueza. A missão da Hovione é clara: criar soluções e colaborar no desenvolvimento dos melhores medicamentos, promovendo a saúde e a vida. Essa é também a missão do que vamos erguer aqui. Fico feliz por encontrar na Câmara Municipal do Seixal ideias coincidentes”, diz Guy Villax, CEO da Hovione.