Grupo ETE reforça liderança em operações portuárias de alta complexidade

O Grupo ETE anunciou que procedeu, através da sua participada TCGL, à descarga do navio SHUN FU DA no Porto de Leixões (APDL). Esta operação, realizada no dia 30 de setembro, enquadra-se na estratégia do Porto de Leixões de receber navios com novas dimensões.

O navio SHUN FU DA, agenciado pela ICC – Navegação, parceira do Grupo ETE, transportou um lote de 3.550 toneladas de produtos siderúrgicos, maioritariamente bobinas/coils de aço, provenientes da China e de Taiwan. Com destino subsequente à Bélgica e Polónia, esta escala em Leixões “destaca-se não só pela dimensão da operação, mas também pela sua relevância estratégica para o setor metalomecânico português”, segundo comunicado.

O TCGL assumiu a responsabilidade pelo planeamento e execução da operação de descarga, garantindo elevados padrões de eficiência e segurança. Cada bobina descarregada apresenta um peso entre 12 e 20 toneladas, exigindo uma logística especializada e precisão técnica em toda a operação. Esta nova dimensão de navios no Porto de Leixões, permite explorar novas oportunidades, para abastecer de “forma mais sustentável”, a economia nacional.

O SHUN FU DA é um navio graneleiro do tipo Kamsarmax, com 229 metros de comprimento e 32,26 metros de boca. Esta tipologia de navios “destaca-se pelo seu equilíbrio entre dimensão e capacidade, permitindo transportar grandes volumes de carga seca sem restrições de acesso aos principais portos mundiais”.

Written by