Continente poupa 4,2 mil toneladas de plástico virgem por ano

No âmbito das iniciativas desenvolvidas pela Estratégia para o Uso Responsável de Plásticos, o Continente alcançou um nível de poupança de 4,2 mil toneladas por ano deste material. Este valor representa um crescimento de 90% em relação às 2,2 mil toneladas/ano anunciadas em abril de 2019 na plataforma www.plasticoresponsavel.continente.pt, que comemora o seu 1º aniversário.

Além das toneladas de plástico virgem eliminadas (entre eliminação de plástico considerado desnecessário e substituição de material virgem por reciclado), a marca substituiu ainda 50 toneladas de plástico com baixa reciclabilidade (como o PVC) por outros materiais mais fáceis de reciclar (como o PET) dos seus produtos.

O Compromisso assumido pelo Continente para uma utilização responsável do plástico reflecte-se nas iniciativas próprias, mas também dos fornecedores. Desde 21 de Janeiro deste ano que as bananas da Madeira chegam às lojas presas com uma cinta elástica, que une os cachos em vez do anterior saco de plástico. Uma alternativa que permitirá uma poupança anualizada de 11 toneladas de plástico virgem.

Um saco da padaria 100% reciclável é outro dos projectos do Continente. «Este é o primeiro e único saco de papel, entre os operadores de retalho alimentar em Portugal, com uma ‘janela’ (que permite ver o conteúdo do saco) totalmente reciclável (em material celulósico) e permitirá a poupança de 94 toneladas de plástico ao ano», segundo afirma a insígnia.

O Continente «assumiu o compromisso» de antecipar para 2025, a ambição definida pela União Europeia para 2030, de reduzir (ou mesmo eliminar quando possível) a utilização de materiais de plástico de origem fóssil, no que diz respeito aos produtos de marca própria, assegurando que todos eles têm embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

Written by