A Brambles, empresa de soluções logísticas para cadeias de abastecimento globais, que opera em mais de 60 países, principalmente através das marcas CHEP e IFCO, publicou o seu Relatório de Sustentabilidade para o Ano Fiscal de 2018.
Em comunicado, a Brambles explica que: «O objetivo do grupo é ligar as pessoas a princípios essenciais da vida, ao trabalhar com fabricantes, fornecedores e distribuidores e ao supervisionar toda a cadeia de abastecimento: desde campos agrícolas até às fábricas, desde a loja até à porta de casa».
A Brambles opera um modelo de negócio circular, especializado na partilha e reutilização de equipamento de carga unitária. Com 610 milhões de ativos em constante movimento em 60 países, a utilização das plataformas da CHEP e da IFCO pelos clientes, durante o ano fiscal de 2018, evitou o abate de 1,7 milhões de árvores, poupou 2,6 milhões de toneladas métricas de emissões de CO2 e 1,4 milhões de toneladas métricas de resíduos sólidos. Estes números são avançados pelo grupo que refere ainda a participação em projetos de colaboração com mais de 240 clientes, que beneficiaram de programas exclusivos de otimização do transporte da Brambles e que «contribuíram para a eliminação das ineficiências, reduzindo o consumo do combustível e minimizando as emissões de carbono, das cadeias de abastecimento de todo o mundo».
Outros dos objectivos foi a redução do impacto ambiental das suas operações, pelo que no período analisado 99,4% da madeira utilizada pela CHEP era proveniente de fontes certificadas, com 66,1% do transporte a cumprir a certificação de Cadeia de Custódia. «A Brambles também realocou 100% dos resíduos de plástico dos seus maiores locais geridos e 89% dos seus resíduos de madeira dos aterros. Incluindo a reciclagem de mais de 18.600 toneladas de materiais de plástico em final de vida.» Na Europa, o plástico recuperado foi reciclado e transformado em novas caixas de plástico reutilizáveis da IFCO. As operações da Brambles permitiram também obter uma redução nas emissões de carbono por unidade, atingindo um valor acumulado de -15,6% e mais de 20% da eletricidade consumida proveio de fontes renováveis.
Outra das preocupações do grupo é contribuir para as comunidades em que opera, através da ajuda de organizações de reaproveitamento de alimentos, como o Food Bank Leadership Institute (FBLI), da doação de equipamento em espécie, apoio financeiro e disponibilização de oportunidades de voluntariado aos colaboradores.
Em 2018, a Brambles ficou classificada entre o top três das empresas com melhor desempenho no Índice de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI), na categoria do sector de Serviços Comerciais e de Abastecimento.