A BOWE IQ fornece soluções inteligentes de software IoT para controlo de sistemas, otimização de processos e gestão geral de cenários de automação complexos e em rede. São muitas as mais valias que estas soluções oferecem a uma operação logística, desde logo a simplificação dos processos e a diminuição ou até mesmo ausência total de erros e um rápido ROI.
A BOWE IQ, marca do BOWE Group, oferece uma abordagem completa para processos de negócios e automação e controlo de materiais, fornecendo soluções de negócios (IoT) inteligentes e flexíveis para toda a cadeia de processos. De referir que do grupo fazem ainda parte a BOWE Systec que fornece soluções eficientes para inserção, envio de cartões plásticos, bem como classificação de cartas e correio misto e a BOWE Intralogistics que disponibiliza soluções completas de intralogística a partir de uma única fonte.
A empresa concebe, desenvolve e programa o seu software na sede em Augsburg e no centro de competências de software no Reino Unido, situado na zona de Manchester. Têm ainda quatro centros de desenvolvimento e produção, na sede em Augsburg, nos Países Baixos, na Suécia e no Reino Unido, bem como 20 filiais na Europa, nos EUA e no Japão, juntamente com mais de 50 representantes gerais, o que lhe permite estar ao lado dos clientes em todo o mundo.
A BOWE IQ tem uma resposta efetiva a praticamente todos os desafios com que as empresas se deparam dentro de um armazém, seja ele grande ou pequeno. Disponibiliza várias soluções como: WMS, WCS e Controlo de Otimização de Processos; Controlo Centralizado e Intuitivo de Sistemas; Soluções de Integração Bowe 4.0 – Incluindo AMR e Controlo de Robots; e Soluções Track and Trace – Serialização, Shipping, POD, Asset Tracking and Management.
“Em suma, oferecemos soluções que abrangem praticamente todos os processos existentes num armazém, ex: Inbound; Outbound; Gestão de Paletes, Qualidade e Inspeção, Manuseamento de Materiais, Gestão de Localização e Reabastecimento, Picking, Gestão de Localização, Verificação de Stock, Inventários, entre outros… em praticamente todos os sectores de mercado”, conforma explica Miguel Lachat, responsável da BOWE Intralogistics em Portugal. “De sublinhar ainda que as soluções BOWE IQ, tecnologias de identificação automática (por exemplo, código de barras, RFID, BLE, Vision, OCR), são tecnologias essenciais para a automação e aperfeiçoamento dos processos ou operações em geral”.
Ao integrar estas ferramentas de terceiros nas soluções BOWE IQ, é possível obter diversos benefícios, Ex:
Código de Barras: O uso de código de barras permite a identificação rápida e precisa de produtos, embalagens e documentos. Isso ajuda a rastrear itens, controlar stocks, gerir inventários e facilitar processos logísticos;
RFID: A tecnologia RFID utiliza tags eletrónicos para identificar e rastrear objetos por meio de ondas de rádio. Com o RFID, é possível realizar a leitura de múltiplos itens simultaneamente, melhorando a velocidade e a eficiência dos processos de inventário, logística e controlo de ativos;
BLE (Bluetooth Low Energy): O BLE é uma tecnologia de comunicação sem fios de baixo consumo de energia. Ao utilizarmos, nas soluções BOWE IQ, é possível realizar o rastreio, facilitando a gestão e manutenção de ativos;
Visão Computacional (Vision): A visão computacional envolve o uso de câmaras e algoritmos para analisar e interpretar imagens ou vídeos. Com essa tecnologia, é possível realizar inspeções automatizadas, deteção de defeitos, reconhecimento de padrões e outras tarefas relacionadas à qualidade e segurança;
OCR (Optical Character Recognition): O OCR permite a conversão de documentos impressos ou manuscritos em texto digital. Isso facilita a extração e o processamento de informações, como códigos de barras, números de série, endereços e outros dados relevantes presentes em documentos físicos.
A integração destas tecnologias de identificação automática e automação nas soluções BOWE IQ podem proporcionar uma maior eficiência operacional, redução de erros, melhoria na rastreamento e controlo de dados, aumentando a produtividade e melhoramento geral dos processos empresariais.
Procura aumenta
Em Portugal, o posicionamento da BOWE IQ visa responder “aos desafios que os nossos clientes nos colocam diariamente independentemente do sector e do tamanho da empresa que nos aborda. A nossa resposta é sempre muito realista uma vez que fazemos uma análise prévia, junto das empresas, para que nos seja possível oferecer uma solução que vá ao encontro das reais necessidades que têm e ao mesmo tempo garantir a adaptação à sua realidade operacional e financeira. Acresce que a maioria das nossas soluções são dinâmicas, permitindo que as empresas tenham, à medida que vão crescendo, a possibilidade de efetuarem as necessárias atualizações”, comenta Miguel Lachat.
No mercado português, a procura por soluções que otimizem os processos é cada vez maior. “As nossas aplicações de WMS e WCS, pelas suas flexibilidades e por serem extremamente intuitivas, são efetivamente as soluções mais conhecidas que a BOWE IQ oferece a par das soluções de RFID que têm tido, nos últimos meses, uma crescente procura no país. Toda a tecnologia de software utilizada nas soluções da BOWE Intralogistics é implementada pela BOWE IQ. De salientar que em ambos os casos a BOWE garante, através de técnicos próprios, a adequada e necessária manutenção.
Miguel Lachat refere que “as empresas têm feito uma aposta significativa na implementação de software especializado nos armazéns para otimizar as suas operações. Essa tendência tem-se mostrado cada vez mais forte nos últimos anos, e espera-se que continue a evoluir no futuro. Uma das principais razões desta aposta “é a procura pela eficiência e pela redução de custos. O uso de software especializado permite automatizar tarefas, como controlo de inventário, gestão de pedidos, rastreamento de produtos e planeamento logístico. Isso resulta em processos mais rápidos e precisos, minimizando erros e desperdícios”.
Além disso, a implementação de software nos armazéns também proporciona maior visibilidade e transparência nas operações. Com sistemas integrados, é possível obter informações em tempo real sobre o stock, as movimentações de produtos e as solicitações dos clientes. Isso facilita a tomada de decisões e permite uma gestão mais eficaz do fluxo de trabalho.
“Outro aspeto importante é a capacidade de análise de dados que o software oferece. Com a recolha e análise de informações detalhadas sobre as operações do armazém, as empresas podem identificar padrões, tendências e oportunidades de melhoria. Isso leva a um melhor planeamento estratégico e à adoção de medidas mais assertivas para otimizar os processos”, lembra Miguel Lachat.
No que diz respeito à evolução, espera-se que a implementação de software nos armazéns continue a avançar em direção a soluções mais sofisticadas. Isso inclui o uso de tecnologias como inteligência artificial, aprendizagem de máquina e IoT. Por exemplo, a IA pode ser aplicada para prever e projetar vendas futuras, otimizar rotas de transporte e identificar problemas potenciais antes mesmo de ocorrerem. Além disso, a integração entre diferentes sistemas e a conectividade com dispositivos móveis tendem a tornarem-se mais comuns. Isso permite que os operadores acedam a informações em tempo real e executem tarefas diretamente por meio de dispositivos móveis, agilizando ainda mais as operações.
Integration Software Platform
A BOWE IQ está a fazer uma aposta no que chama “Integration Software Platform”. Pascal Zech, Director Business Unit IQ, do BOWE Group, explica que se trata de uma solução em que 80% do código de uma aplicação está fixado, isto no caso concreto do WMS, e 20% pode ser customizado de acordo com as necessidades do cliente. Assim, segundo o responsável “quando um cliente está interessado num WMS, referimos que já temos 80% do software criado e que em conjunto com o cliente podemos customizá-lo de forma a que este se adapte perfeitamente às suas necessidades.”
No entender da BOWE IQ, mais do que um fornecedor de software, a empresa está em condições de atuar como um consultor junto do cliente. “O segredo desta parametrização é o facto de o software não ter de ser todo criado de raiz. Isto é possível porque um WMS integra aspetos standard e o que o diferencia são as necessidades do cliente. O ERP que funciona por trás, sistemas como o SAP ou o Microsoft Dynamics, todos têm de ser integrados no WMS ou vice-versa. Por outro lado, casos como os transitários, se um cliente utilizar a DHL e outro a FedEx, estes parâmetros têm de ser integrados no software. E é isso que está aqui em causa. Além disso, quando é necessário procurar as datas de validade de alguns produtos ou ter regras especiais ou verificações especiais na área de receção de produtos, são todas estas situações que tentamos detetar em conjunto com os clientes e aconselhar de forma a melhorarem os seus processos com um novo WMS”, refere Pascal Zech.
A BOWE IQ também garante que consegue trabalhar com outros sistemas que as empresas já tenham em funcionamento. Pascal Zech diz que a empresa “tem muita experiência em ajudar os clientes a encontrar soluções, inclusive criando e fornecendo pequenas soluções de software à medida”, adianta ainda que “reconhecemos que integrar um novo software é sempre complicado, mas na BOWE IQ estamos sempre disponíveis para trabalhar passo a passo ao lado do cliente. Idealmente estes processos devem ser feitos por fases e não tudo de uma vez, pois todos sabemos quais são os riscos”.
Desenvolvimento em parceria com os clientes
Para além dos variados projetos desenvolvidos pela empresa, a BOWE IQ está muito focada nos sistemas de gestão e controlo de armazéns. Atualmente, está a ponderar desenvolver um módulo para o WMS, que faça a gestão da última milha. Neste caso, uma app para ser usada pelos estafetas, mas que esteja ligado ao WMS.
Outro projeto da BOWE IQ, “é uma solução de picking motivada pelo nosso desejo e dos nossos clientes em evoluir e proteger o ambiente. Este módulo verifica todos os produtos que integram a caixa de expedição e de forma imediata calcula qual a melhor maneira de ordenar os itens, de forma a que não sobre espaço vazio. Evita a receção de caixas meio vazias, como acontece muitas vezes. O sistema pode funcionar com caixas pré-feitas ou recorrendo a uma máquina que faz a caixa de acordo com as especificações dadas pela aplicação”.
Neste caso mais uma vez este módulo ajuda a colmatar a falta de pessoal. Num período de férias ou em situações em que na picking station esteja alguém sem experiência, esta solução é ideal pois resolve o problema do desperdício, que é nocivo para o ambiente ao mesmo tempo que poupa dinheiro à empresa.
Estes dois projetos são um bom exemplo da filosofia da BOWE IQ que aposta no desenvolvimento de parcerias com os seus clientes, num trabalho conjunto e numa reflexão sobre os desafios conjuntos e na partilha de soluções.
Automatização e robótica são essenciais para crescer
Atualmente, as empresas que querem crescer têm o problema da falta de recursos humanos, pelo que têm vindo a aumentar a procura por soluções de automatização e de robótica. Para Pascal Zech, “a aceitação destas soluções tem evoluído de forma semelhante à do RFID, há 10 anos atrás, em que as empresas consideravam que era demasiado caro. Lembro que há poucos anos uma etiqueta RFID custava um euro e agora custa alguns cêntimos. Por isso, estamos a ir na mesma direção, por exemplo, com os AMR. Neste momento, a BOWE IQ está apenas a fornecer o software para os AMRs”.
Neste contexto, o BOWE Group apresenta-se cada vez mais como um one stop shop para todas estas soluções. “Queremos que o cliente tenha apenas um único ponto de contacto, para que possamos mostrar-lhe todas as soluções existentes no mercado da digitalização e automação. Independentemente da escolha do cliente, podemos fazer o software para conectar tudo. Podemos fornecer-lhe soluções RFID para o inbound e outbound após o processo de triagem, garantir que quando o artigo desce pela rampa do classificador, um AMR faça a recolha da caixa e coloque-a automaticamente na área de expedição. Conseguimos, desta forma, que o cliente tenha uma solução global, integrada e feita à sua medida, recorrendo assim apenas a um único fornecedor”
Vantagens das soluções da BOWE IQ
A BOWE IQ disponibiliza soluções mais configuráveis, flexíveis e intuitivas. Sempre que possível, a funcionalidade é projetada e construída em torno de parâmetros configuráveis para permitir o controlo contínuo sobre aspetos como: Configuração de localização; Configuração do produto (Pesos e dimensões, vários códigos de barras… etc.); Frequências de Reabastecimento e Mín./Máx; Consolidação e Liberação de Pedidos; Serviços de valor agregado (por exemplo, folhetos promocionais); Alocação de stock; Horários de cut-off do transportador; Programações automáticas de envio por e-mail/impressão; Cronogramas de Integração; Pesos do transportador e requisitos de dimensão, etc…. “Tudo isto, são funções que fazem parte da nossa ferramenta WMS que se caracteriza por uma arquitetura intuitiva para qualquer operador, possibilitando assim uma maior rapidez e ausência de erros, com reflexos numa maior eficiência nas operações.”
Pode ler este artigo na integra na edição n.º 189 da revista Logística Moderna