À medida que a logística de transporte avança em direção a uma política de zero emissões, os veículos não poluentes, como os camiões elétricos a bateria e os camiões com células de combustível de hidrogénio, desempenham um papel crucial. No entanto, a redução das emissões de CO2 também pode ser conseguida para os camiões a diesel atualmente em uso, por exemplo, através da adoção de um estilo de condução mais eficiente. Para o efeito, a Dachser colocou em ação um programa de formação em três das suas filiais ao longo do verão e outono deste ano, com 54 motoristas profissionais e estagiários a trabalhar diretamente para a empresa.
Numa primeira fase, a Dachser avaliou os dados telemáticos das operações diárias para fornecer uma linha de base para comparações e eventuais alterações. Durante quatro semanas, o diretor da frota – que já tinha recebido uma formação especial – e outro instrutor de condutores da filial acompanharam os condutores nos seus trajetos regulares com o objetivo de os capacitar para uma condução mais eficiente e, por conseguinte, mais amiga do ambiente. Cada trajeto foi analisado no sentido de perceber o potencial de melhoria, através, por exemplo, de um melhor uso de tecnologia. Em geral, os condutores profissionais destas agências reduziram, em média, as suas emissões de CO2 em cerca de 14 por cento. Fazendo o cálculo para cada camião, é possível reduzir as emissões em 9,5 toneladas de CO2 por ano, numa distância de condução de 120 mil quilómetros.
“Neste caminho para atingirmos os nossos objetivos climáticos, não podemos subestimar o papel desempenhado pelos condutores profissionais que trabalham para a Dachser, quer diretamente quer através dos nossos parceiros de serviço”, afirma Hendrik Jansen, managing director da Dachser Service und Ausbildungs GmbH. “Nada funciona sem eles e, por isso, ao conduzir de uma forma eficiente podem fazer uma contribuição significativa para reduzir as emissões na estrada”.
Numa primeira fase, a Dachser tem a intenção de formar os 250 condutores profissionais, assim como os condutores em formação, que emprega diretamente. Refira-se que apenas uma minoria dos motoristas que trabalham para a Dachser são empregados diretamente pela operadora de logística, sendo os restantes postos preenchidos por empresas de transporte independentes. A Dachser planeia oferecer formação a estes motoristas subcontratados numa fase posterior.
Como parte da sua estratégia climática, a Dachser está a promover a eficiência energética e de processos, bem como a investigação e inovação, para tornar as cadeias de abastecimento mais sustentáveis. A isto soma-se o compromisso social, que se estende para além das fronteiras da empresa e da sua atividade principal. Neste sentido, a Dachser está a implementar uma série de ações específicas, incluindo a construção de uma frota moderna de veículos com motores diesel de última geração e o teste de sistemas de propulsão e combustíveis alternativos, bem como a adoção de um estilo de condução que proteja o meio ambiente através da eficiência energética. A formação contribuirá, também, para economizar combustível, “o que é ainda mais importante à luz da situação atual e da evolução dos preços”.