Segundo a EPAL (European Pallet Association e.V.) entidade responsável pela organização do pool de troca de euro-paletes da EPAL, que conta actualmente com mais de 600 milhões de Euro-paletes EPAL e aproximadamente 20 milhões de Euro-paletes EPAL Box em circulação, a guerra na Ucrânia e as sanções da UE contra a Rússia e a Bielorrússia terão um impacto a longo prazo no mercado europeu de paletes.
A EPAL que diz “apoiar as sanções da UE com a esperança de que estas contribuam para pôr rapidamente termo à guerra, à violência e à deslocação de pessoas”, adiantou em comunicado que a produção de Euro-paletes EPAL está actualmente suspensa em muitas fábricas na Ucrânia devido à guerra. Além disso, a madeira para fabrico de embalagens e paletes tem a sua exportação da Ucrânia para a Europa praticamente suspensa. As sanções contra a Rússia e a Bielorrússia significam também que a madeira importada destes países para todas as indústrias europeias de transformação de madeira nos últimos anos deixará de estar disponível. Também não existem camionistas da Ucrânia, Rússia e Bielorrússia para assegurar o transporte, o que significa potenciais atrasos no transporte de matéria-prima e paletes.
Robert Holliger, Presidente da EPAL, declarou “a guerra e as sanções também terão impacto na produção de Euro-paletes EPAL nos países da UE. Nesta situação, a utilização de paletes de troca como as Euro-paletes EPAL, que existe há muitos anos, ajuda a evitar ou reduzir o défice de paletes, como sempre aconteceu quando houve escassez de madeira ou o preço da madeira aumentou. Por conseguinte, antecipamos um aumento significativo da procura de novas Euro-paletes EPAL”. Já é previsível que haverá faltas e atrasos nas entregas no fornecimento aos utilizadores de novas EPAL Euro-paletes. Ao mesmo tempo, haverá também um aumento significativo na procura de paletes EPAL Euro usadas e reparadas em todas as classes de qualidade.
Também Dirk Hoferer, Vice-Presidente da EPAL, afirmou que “recomendamos a todos os utilizadores de paletes EPAL Euro e aos seus fornecedores que comecem já a planear as necessidades de paletes para totalidade do ano de 2022 e encomendem as paletes EPAL Euro antecipadamente. Neste período difícil, que provavelmente excederá as carências de 2021, acordos de entrega de longo prazo e a confiança entre utilizadores e fornecedores de EPAL Euro-paletes provarão o seu valor”. Foi desta mesma maneira que foram evitadas perturbações significativas na logística de paletes e do seu transporte durante a escassez de madeira verificada em 2021.
Os défices previstos no fornecimento de madeira e o aumento dos preços da energia, do transporte e das matérias-primas terão também um impacto no preço da madeira de paletes e das Euro-paletes EPAL. No entanto, como as Euro-paletes EPAL de madeira podem ser utilizadas durante muitos anos e reparadas de forma muito económica, os preços de aquisição mais elevados podem ser compensados pela reutilização, troca e venda, bem como pelo facto de poderem ser reparadas.