O Lidl anunciou que vai continuar a «apostar fortemente» no mercado espanhol durante o ano corrente, pelo que tem previsto fazer um investimento recorde de mais de 400 milhões de euros para reforçar ainda mais a sua presença em todo o país. Neste sentido, a empresa estima que irá agregar cerca de 40 novas lojas à sua rede comercial e expandir de forma decisiva os seus recursos logísticos neste país. Após adquirir um terreno no Parla (Comunidade de Madrid) no início do ano, dará início às obras, ainda em 2021, dos seus futuros centros em Escúzar (Granada) e Martorell (Barcelona) e no Outono lançará o que será a sua nova plataforma logística de referência para o norte de Espanha em Nanclares de la Oca (Álava).
De referir, que no país vizinho, o Lidl terminou 2020 com cerca de 40 novas lojas e uma nova plataforma logística em Agüimes (Gran Canaria), após um investimento de cerca de € 350 milhões. A rede de supermercados conta já com mais de 630 pontos de venda e 11 centros de logística em Espanha.
O compromisso do Lidl traduz-se ainda no seu compromisso em consolidar a sua posição como o principal comprador e exportador da indústria agroalimentar do país, salienta a insígnia em comunicado. Em 2020 adquiriu produtos nacionais no valor de € 5.200 milhões (+ 13% vs 2019), exportando mais da metade através da sua rede de mais de 11.200 estabelecimentos em trinta países. Em apenas cinco anos, o Lidl aumentou em 73% as suas compras em Espanha, onde já colabora com cerca de 850 fornecedores.