Zolve adquire totalidade do capital do grupo espanhol Logifrio

A Zolve – Logística e Transporte chegou a acordo com a família García Villalobos que, após mais de 40 anos na liderança da Logifrio, resolveu alienar a sua participação na empresa. Paralelamente, Alberto Sancho e Rosa Martínez, director geral e directora de rede do grupo Logifrio, respectivamente, adquirem uma participação na Zolve, que se tornará a empresa-mãe de todo o grupo para Espanha e Portugal. Além de manterem os cargos actuais, os dois gerentes passam a integrar o Conselho de Administração da Zolve.

A operação de Management Buyout (MBO) de Alberto Sancho e Rosa Martínez segue-se a outra operação semelhante realizada por Vitor Figueiredo e Manuel Rodríguez, em 2020, quando o capital da Zolve, empresa onde já trabalhavam, foi adquirido à multinacional Greenyard. Juntos, além de accionistas, os 4 executivos serão responsáveis por toda a gestão executiva do grupo. Ambas as operações foram apoiadas pelo fundo de investimento Vallis Capital Partners.

Com esta aquisição, o grupo passará a contar com cerca de 500 colaboradores, 9 plataformas próprias e 31 delegações em Portugal e Espanha.

Vitor Figueiredo, Chief Executive Officer da Zolve, adianta que ambas as empresas manterão as equipas e estrutura de gestão actuais. «Esta nova estrutura proporciona uma visão e estratégia ibérica ao negócio de logística e distribuição de produtos alimentares em temperatura controlada e estabelece uma referência ainda mais sólida no sector em soluções globais especializadas baseadas na melhoria da experiência do cliente.»

Sobre este negócio, Fernando Garcia Villalobos, fundador da Logifrio, diz acreditar que «chegou o momento de uma mudança» e explica que se tratou de um processo cuidadosamente planeado ao longo dos últimos anos». A empresa «precisa de continuar a avançar num mercado cada vez mais exigente e competitivo», pelo que terá de ter em foco vários factores como a transformação digital, novas formas de gestão, maior compromisso com o meio ambiente e uma melhoria contínua da responsabilidade social da empresa.

Por sua vez, Alberto Sancho, Director Geral da Logifrio, explica que se trata de uma operação «entre empresas robustas, que se conhecem bem e que colaboram há muito tempo». Segundo o responsável: «Unir a Zolve e a Logifrio no mesmo grupo é um projecto muito ambicioso que vai permitir um maior crescimento integrado com uma abordagem ibérica e uma maior massa crítica para desenvolver projectos inovadores que irão beneficiar o mercado em geral.»

Em comunicado, o grupo refere que a abordagem ao mercado continuará a basear-se na «promoção da melhoria contínua dos processos, no compromisso total com a sustentabilidade e na aplicação das melhores praticas na gestão da cadeia de abastecimento como vectores geradores de valor para os clientes». Também fez saber que o futuro do novo grupo passa por um crescimento, quer do ponto de vista orgânico, quer através de outras possíveis aquisições com vista a robustecer a posição no mercado ibérico. Estão também previstos investimentos na incorporação de novas tecnologias com o objectivo de fortalecer a adaptação do negócio aos novos desafios do mercado.

 

Written by