Vendas da loja online da IKEA Portugal regista um dos maiores crescimentos do Grupo

A IKEA Portugal concluindo o ano fiscal de 2020 com 438 milhões de euros em vendas totais e com a loja online a registar um dos maiores crescimentos do Grupo Ingka. Apesar dos desafios económicos e de saúde pública motivados pela COVID-19, a IKEA diz continuar «a transformar o seu negócio para se tornar cada vez mais conveniente, acessível e sustentável».

Segundo comunicado, Portugal foi um dos mercados que mais cresceu em e-commerce, tendo registado um valor anual mais de 3 vezes superior ao ano anterior, alcançando 66.499 milhões de euros em vendas. Contudo, apresentou um decréscimo das vendas totais de 8,2% face ano anterior (FY19 – 1 de Setembro 2018 a 31 Agosto 2019). Durante o ano, foram recebidos 12.6 milhões de visitantes nas suas lojas físicas e Estúdios de Planificação e mais de 46 milhões de visitas online.

O ano financeiro de 2020 foi marcado, numa primeira fase, pelo favorável desempenho de vendas, expansão e transformação, com a abertura do estúdio de planificação do Seixal e de 11 Pontos de Recolha. E, numa segunda fase e em contrapartida, assinalado pela imprevisibilidade de acontecimentos, como o encerramento, durante mais de 11 semanas, das lojas físicas. Foi nesta fase que o Grupo Ingka disponibilizou 26 milhões de euros em produto para apoiar as comunidades impactadas pela pandemia de todos mercados e decidiu devolver o apoio disponibilizado pelo governo às empresas no início da pandemia. Simultaneamente, assistiu-se a uma enorme aceleração digital, que se tornou o principal ponto de contacto com os clientes IKEA. Esta aceleração traduziu-se num aumento de 26% do número de visitantes ao site IKEA.pt para 46.1 milhões, colocando Portugal numa posição de destaque em relação a outros mercados do Grupo.

No arranque do novo ano fiscal, a IKEA Portugal vai investir na redução de preços, manter o investimento em proximidade, através das lojas físicas, melhorar os canais digitais, amplificar a oferta de serviços internos e com parcerias externas e reforçar a estratégia de sustentabilidade.

Written by