A Zolve, empresa especializada em logística e transporte de produtos alimentares perecíveis, é o mais recente parceiro da GS1 Portugal a aderir ao programa Lean & Green, um programa de certificação das iniciativas de autorregulação adoptadas por empresas e organizações com vista à redução das emissões de dióxido de carbono inerentes à respectiva operação logística e de transportes.
O programa conta com mais de 600 empresas a nível mundial e terá agora a participação da Zolve que se propõe reduzir a pegada carbónica dos seus serviços logísticos e de transportes de produtos alimentares, contribuindo assim para uma cadeia de valor mais eficiente e sustentável.
Vítor Figueiredo, CEO da Zolve, explicou que «a adesão da Zolve ao programa Lean & Green reforça o compromisso há muito assumido para com os seus clientes e o mercado de reduzir significativamente o impacto ambiental da atividade que desenvolve. Este programa traz a grande vantagem de materializar e quantificar as metas de descarbonização com estandardização de processos e fases específicas de implementação».
Sobre esta nova adesão, João de Castro Guimarães, Director Executivo da GS1 Portugal, salientou que «comprova o papel central que a sustentabilidade assume, cada vez mais, na estratégia e nos objetivos das empresas». No caso da Zolve, João de Guimarães assinala «uma parceria de peso, com uma empresa com intervenção na operação logística de produtos com exigências e requisitos de transporte, manipulação, qualidade e segurança alimentar muito específicos. Este compromisso da Zolve atesta o sentido de responsabilidade e empenho na prossecução das metas previstas no programa Lean & Green».
Em Portugal, a Zolve junta-se, assim, a empresas como a Delta Cafés, a Nestlé Portugal, o Pingo Doce, a Bel Portugal, a CHEP, a FirstRule, entre outras. Esta adesão da Zolve ao programa Lean & Green no nosso país vem na sequência da adesão de outras empresas do Grupo a este programa, nomeadamente, a Logifrio, no mercado espanhol.