Entre os anúncios mais esperados da Gartner Supply Chain Executive Conference realizada em Phoenix, no Arizona, este mês, foi a apresentação do “Supply Chain Top 25”, que identifica e destaca as empresas líderes.
A Colgate-Palmolive conquistou o primeiro lugar no ranking pela primeira vez, seguida pela Inditex, Nestlé, PepsiCo e Cisco. A empresa chinesa de comércio eletrónico Alibaba e a companhia química holandesa Akzo Nobel juntaram-se pela primeira vez ao Top 25 da Cadeia de Abastecimento.
“O forte desempenho financeiro da Colgate-Palmolive, combinado com o foco em criar uma organização alinhada e o trabalho na área da responsabilidade social corporativa, ajudou a elevar a a empresa do quarto lugar em 2018 para o primeiro lugar em 2019”, disse o vice-presidente, analista da Gartner , Mike Griswold. “A empresa está focada na construção de uma mentalidade de negócios, facilitado pela utilização de novas tecnologias, maior capacidade de tomada de decisões e capacidade de liderança.”
Depois de sete anos consecutivos entre os cinco primeiros do Top 25, a Unilever juntou-se à Apple, P & G, Amazon e McDonald’s na categoria “Masters”, que a Gartner introduziu em 2015 para reconhecer organizações com uma liderança sustentada durante os últimos 10 anos. ”
A Unilever continua a liderar o caminho com a digitalização de processos e operações na cadeia de abastecimento, que inclui a alavancagem da automação, data science e machine learning ”, diz Griswold. “A empresa também reconhece a importância de melhorar as iniciativas de produção digital através da utilização de tecnologias emergentes para manutenção e controle de processos.”
As 25 empresas são as seguintes:
Colgate-Palmolive
Inditex
Nestle;
PepsiCo
Cisco Systems
Intel
HP Inc.
Johnson & Johnson
Starbucks
Nike
Schneider Electric
Diageo
Alibaba
Walmart
L’Oréal
H&M
3M
Novo Nordisk
Home Depot
Coca Cola Company
Samsung Electronics
BASF.
Adidas
Akzo Nobel
BMW