A Smurfit Kappa, fabricante de embalagens à base de papel, vai investir 27 milhões de euros numa nova central de gestão e recuperação de resíduos de última geração na sua fábrica de papel Smurfit Kappa Nervión em Iurreta, Bizkaia.
Trata-se de um investimento com o qual conseguirá encerrar um processo de produção completamente circular na central, o que representa o maior projeto de redução de descargas que a empresa empreendeu até à data para apoiar o cumprimento dos seus compromissos de sustentabilidade para 2025.
O investimento implica a ampliação e otimização da central de causticação, bem como a instalação de um forno de cal e um sistema de tratamento de gases de última geração, cuja capacidade de produção será de 120 toneladas de cal por dia. Desta forma, este novo sistema circular permitirá que os resíduos de carbonato de cálcio que, atualmente, são gerados no processo de fabrico da fábrica se transformem em cal que, posteriormente, se poderá reutilizar como matéria-prima, o que trará importantes benefícios ambientais para a região.
O novo sistema de tratamento de gases cumpre totalmente os requisitos de emissões ambientais regulados pela Diretiva 2010/75/UE do Parlamento Europeu. Além disso, a nova instalação disporá de analisadores em funcionamento contínuo, ligados à rede de controlo de qualidade do ar do Governo Basco, tal como as restantes instalações da fábrica.
Segundo a empresa trata-se de um projeto com impacto positivo na pegada de carbono da fábrica que se traduz na eliminação de 75 000 toneladas de resíduos que vão para aterros e em evitar aproximadamente 450 000 km por ano de transporte por estrada.
O projeto encontra-se em fase de construção e espera-se que a central esteja em pleno funcionamento neste mesmo ano. A iniciativa foi desenvolvida em conjunto pela Smurfit Kappa Nervión e pelas principais empresas tecnológicas que operam no setor.