O mercado global de sistemas de gestão de armazéns (WMS) vai ter um crescimento de 15% no período entre 2021-2030, de acordo com um estudo publicado em abril, pela The Brainy Insights. Em euros isto significa que o mercado vai crescer de um valor de 2,58 mil milhões de euros em 2022 para 10,46 mil milhões de euros até 2030.
O crescimento do comércio eletrónico devido à pandemia COVID-19, a globalização das redes das supply chains, a emergência de redes de distribuição multicanal, uma maior utilização de soluções WMS na nuvem e a crescente necessidade de modelos de previsão eficientes são fatores que contribuem para o crescimento deste mercado.
Estima-se que o segmento de serviços cresça a um ritmo mais rápido durante o período de análise. O segmento está dividido em serviços e software. Os principais fatores ligados ao crescimento do segmento incluem um aumento significativo dos serviços de gestão de inventários realizado por terceiros (outsourcing) devido à insuficiente capacidade de armazenagem das empresas. Além disso, estes serviços esforçam-se por atrair e servir a procura de uma variedade de pequenas e médias empresas.
Espera-se que o segmento baseado na nuvem seja o que venha a ter a maior taxa de crescimento anual composta (CAGR – Compound Annual Growth Rate) durante o período de previsão. O segmento de implantação está dividido em nebuloso e on-premise. Espera-se que o segmento de nuvem cresça ao CAGR mais rápido durante o período da previsão. Em comparação com as tecnologias baseadas na nuvem, as despesas iniciais e os custos de operar um servidor proprietário na própria empresa são «extremamente elevados». Acresce que em comparação com as soluções baseadas na nuvem, as soluções proprietárias têm um processo de implementação complexo e demorado.
O segmento de integração e manutenção de sistemas dominou o mercado em 2020, representando cerca de 30% das receitas globais com um valor de mercado de cerca de 0.77 mil milhões de euros. O segmento de funções está dividido em analítica & otimização, sistema de gestão de trabalho, faturação & gestão de estaleiro, serviços de consultoria, integração & manutenção de sistemas. O WMS desempenha funções tais como receção e manutenção de inventários, otimização da recolha e entrega de encomendas e orientação de reabastecimento de inventários.
O segmento de aplicações está dividido em retalho, indústria, cuidados de saúde, alimentação e bebidas, transporte e logística e outros. Em 2020, o segmento de indústria teve a maior quota de receitas, quase 26%. Inicialmente, as organizações industriais integraram os seus sistemas ERP e WMS. Para alcançar o controlo total da cadeia de abastecimento, estão também a integrar os seus sistemas de gestão logística e de transporte. Além disso, a tecnologia baseada na nuvem está a melhorar a eficiência e o desempenho da gestão da cadeia de abastecimento no sector industrial.