O desconfinamento e o arranque do plano de vacinação sugerem o início de uma retoma económica. Do conjunto dos segmentos imobiliários ditos “tradicionais”, o segmento Industrial & Logística é o que apresenta maior potencial de margem de compressão, alicerçado na transformação e aumento da procura logística, por activos logísticos de primeira linha, conforme adianta a Savills.
Contudo, «apesar de reunir todos os market fundamentals necessários para uma compressão das yieds, esta ainda não foi observada de forma expressiva, mantendo-se nos 6,25 por cento».
No mercado da Indústria e Logística na área da Grande Lisboa, e comparativamente aos resultados do ano de 2020, registou-se um aumento na procura durante o primeiro trimestre de 2021. «Contudo, este aumento da procura não se reflete no volume de absorção, devido à falta de disponibilidade, não apenas de área, mas também de produtos com a qualidade pretendida pelos operadores», segundo a análise.
No que se refere aos valores de mercado praticados em cada eixo industrial e logístico, neste primeiro trimestre não se verificaram alterações, «mas as reduzidas disponibilidades, aliadas ao nível de procura existente, tenderam a estreitar a margem de negociação entre as partes».
Nearshoring, crescimento do setor 3PL e logística de proximidade
A Savills adianta que os armazéns de logística para apoio a operadores logísticos terceiros (3PL) continuam a ser as tipologias mais procuradas, seja para dar resposta ao aumento das necessidades dos seus clientes existentes, seja para ter a capacidade para alcançar os objectivos de crescimento dos operadores através da aquisição de novos clientes.
«Deverá observar-se o aumento da procura por soluções de logística de proximidade e a procura por formatos mais adaptados às distribuições mais capilares, como cross-docking, cada vez mais necessárias para acomodar o crescimento exponencial do e-commerce no mercado português», explica a consultora.
O fenómeno do nearshoring também começa a conquistar alguma visibilidade no mercado industrial e logístico português. As previsões para 2021 apontam para que o nível de procura se mantenha elevado, pelo que é possível antever um aumento dos níveis de absorção, que serão reforçados pela conclusão de novos projectos. «Contudo, a oferta continuará a ser insuficiente, pelo que a pressão para o aumento de rendas deverá manter-se».