A Minsait, uma empresa da Indra, desenvolveu e implementou a sua plataforma ieDocs na Riberalves permitindo-lhe automatizar e agilizar documentos com todos os seus clientes, «de forma rápida e simples».
A plataforma ieDocs é uma plataforma para intercâmbio e arquivo documental de qualquer tipo de documentos, incluindo a factura electrónica. O ieDocs suporta uma alargada lista de projectos EDI e factura eletrónica do mercado e pode ser parametrizado para dar resposta a qualquer necessidade.
Numa primeira fase, o projecto foi objecto de uma simplificação da recepção de pedidos dos clientes, procedendo a uma outra fase de desmaterialização das facturas, com a plataforma ieDocs da Minsait. Através desta plataforma a Riberalves atende às necessidades técnicas e funcionais de todos os seus clientes, sejam os que têm a capacidade de comunicar em EDI seja para os que não têm EDI e necessitam de um interface simples e de fácil acesso, e unifica o processo de intercâmbio documental. Os clientes sem solução EDI integrada podem ligar-se por um browser de Internet para acesso à plataforma IeDOCS da Minsait e com acesso ao cardex de produtos da Riberalves colocam «facilmente e com qualidade de dados» as suas encomendas à Riberalves. O serviço funciona como uma solução EDI, uma vez que os documentos nele registados ficam automaticamente integrados no sistema da Riberalves e os clientes da empresa têm toda a visibilidade sobre o envio e tratamento da encomenda pela Riberalves.
Através desta plataforma, baseada em cloud, a Riberalves consegue uma simplificação da comunicação com os seus clientes e uma maior agilidade no processo de escalabilidade para atender aos diferentes processos de negócios, o que consequentemente origina uma redução do tempo gasto em tarefas operacionais. Por outro lado, «a precisão no processamento das informações, assim como uma maior validação e rastreabilidade potencia um melhor serviço ao cliente; finalmente, a solução da Minsait permite à Riberalves uma maior segurança e controlo de transações e redução de custos administrativos», segundo comunicado.
A plataforma da Minsait permitirá no futuro que a Riberalves incorpore o intercâmbio electrónico de documentos com os seus fornecedores, como encomendas, guias de remessa, facturas e avisos de pagamento, tenham eles capacidades EDI ou não, de modo a agilizar a relação com a sua cadeia de fornecimento.