A empresa Promecel, com actividade no mercado do sector eléctrico e de componentes mecânicos, revelou esta semana que vai construir uma nova fábrica, em Braga, até ao final deste ano, num investimento avaliado em 2,5 milhões de euros, avançou a Lusa.
Fundada em Maio de 1985, a Promecel é uma empresa de capitais privados com quatro sócios portugueses, que pertence à indústria metalomecânica. O processo de mudança de instalações deverá iniciar-se em Novembro, já que as novas instalações distam 300 metros das actuais, disse à Lusa o sócio-gerente, José Manuel Silva.
“As actuais estão vendidas/acordadas. No final de 2018 tínhamos adquirido um terreno de cerca de 22 hectares e vamos construir uma fábrica que terá perto do dobro do espaço que temos actualmente”, explicou o gestor, assinalando que “com o processo de mudança a iniciar-se em Novembro e dado que a empresa tem muitos equipamentos, “não vai ser nada fácil, estando a fazer essa transição e, simultaneamente, a trabalhar e a entregar material aos clientes”.
O responsável referiu ainda que: “Há equipamentos que nem sequer vão ser trocados, serão novos equipamentos a instalar na nova fábrica. Por exemplo, há um novo equipamento que acabámos de comprar e não temos como fazê-lo sem o auxílio do fabricante, pois não há técnicos especializados”.
A empresa espera que em 2026/2027 tenha recuperado o investimento total realizado na nova unidade fabril, não se tendo endividado para o fazer.
A empresa basicamente não trabalha para o mercado nacional, tendo-se focado no mercado externo, nomeadamente europeu. Os seus clientes pertencem aos mais diversos sectores de actividade, sendo que a empresa dispõe de cinco sectores distintos (maquinação, fundição, estampagem, galvanoplastia e montagem) que podem trabalhar em conjunto para obter o produto final.