A Primark está a lançar a sua primeira gama de produtos concebida e fabricada para ser reutilizada ou reciclada. A partir de meados de abril, os clientes poderão comprar a nova coleção de produtos circulares, concebida utilizando a nova Norma de Produto Circular da Primark, que se baseia em princípios estabelecidos pela Fundação Ellen MacArthur.
Esta coleção de 35 peças, que inclui roupa masculina, feminina e infantil. Desde a composição das fibras até à maior durabilidade e reciclabilidade, cada peça foi concebida para apoiar a ambição da Primark em avançar para um futuro mais circular, avança a marca.
Todas as peças da coleção assentam em três eixos fundamentais:
Materiais de origem mais sustentável: as roupas da coleção são feitas com pelo menos 95% algodão do Programa de Algodão Sustentável da Primark, que prepara os produtores de algodão para utilizarem menos água, fertilizantes químicos e pesticidas, obtendo ainda assim maiores proveitos. Os outros 5% são constituídos por guarnições, adornos ou botões, que, sempre que possível, foram concebidos para serem removíveis ou recicláveis.
Durabilidade: Esta nova coleção foi testada para ter uma maior durabilidade de acordo com o novo padrão de lavagem de maior durabilidade da Primark2.
Reciclabilidade: cada peça é concebida para ser reciclada no fim da sua vida útil. Isto significa que, sempre que possível, as peças e botões podem ser removidos para que os artigos possam ser mais facilmente reutilizados ou reciclados em novas fibras ou novos produtos.
A par da coleção, a Primark publicou o seu novo Padrão Circular de Produto, um enquadramento para a forma como pretende conceber produtos agora e no futuro. Será utilizado pelas Equipas de Produto da Primark e seus fornecedores para apoiar a aposta da Primark para que roupas sejam usadas durante o maior tempo possível e depois recicladas no final da sua vida útil. Será atualizado anualmente para refletir o progresso da Primark nesta área.
Desenvolvido em conjunto com o grupo de reflexão de circularidade Circle Economy e a empresa de formação sem fins lucrativos Sustainable Fashion Academy, o novo modelo é construído sobre a visão de uma economia circular para a moda pela Fundação Ellen MacArthur, líder mundial em economia circular, e em consulta pela ONG de ação climática, WRAP. Tanto a Circle Economy como a Sustainable Fashion Academy estabeleceram uma parceria com a Primark para desenvolver um programa de formação, Circular by Design, que visa educar as Equipas de Produto da Primark e os principais fornecedores na teoria e prática de uma economia circular e a sua aplicação no trabalho diário.
O lançamento da coleção resulta de um piloto do modelo do Padrão de Produto Circular desenvolvido no ano passado, no qual a Primark formou um grupo inicial de designers, compradores e fornecedores em design circular. Esta formação será agora alargada a mais de 500 membros das equipas de produto da Primark, juntamente com outros fornecedores selecionados.