Prémios Toyota Logistic Design & Logistic Engineering incentivam a inovação

Os prémios Toyota Logistic Design & Logistic Engineering já foram entregues pela Toyota Material Handling Europe aos vencedores. Durante a cerimónia de prémios, foram revelados os vencedores do primeiro, segundo e terceiro lugar.

Este ano foi realizada, a terceira edição do Concurso de Design Logístico da Toyota, e a primeira edição do Desafio de Engenharia Logística da Toyota que fazem parte dos Prémios Logiconomi para estudantes, destinado a incentivar o pensamento inovador, jovem e novo para o manuseamento de materiais.

O concurso de Design Logístico da Toyota foca-se no comércio eletrónico e nos tempos rápidos de entrega. Com o tema “Distribuição de encomendas, junta-te à revolução”, os estudantes de design foram desafiados a abandonar a ideia da cadeia de abastecimento tradicional e apresentar uma solução rápida, sustentável e revolucionária que facilite a entrega direta e otimize esta última etapa para os clientes.

O design vencedor foi o AL.PACKER, de Hannah Rayner e Matt Putman (Universidade de Loughborough, Reino Unido), um aplicativo que fornece uma solução socialmente sustentável para a entrega de encomendas ao cliente. Abandona a cadeia de abastecimento tradicional e introduz um terceiro stakeholder micro-empreendedor que detém a garantia de aceitar a entrega. O cliente final passa a ter a possibilidade de coletar a encomenda quando e onde desejar, o que aumenta a comunicação, a confiança e a satisfação entre cada parte interessada.

O segundo lugar foi para o CIPS (Combined Infrastructure Parcel Service) desenhado por Paul Pötzelberger e Mohammad Moradi (Kunsthochschule Berlin-Weissensee, Alemanha). O conceito oferece uma solução de entrega alternativa, usando o serviço de transporte público, como rede subjacente para fornecer um serviço de entrega local mais rápido e eficiente. O Toyota Bee de David Wolter (Universidade de Lund, Suécia) alcançou o terceiro lugar com seu sistema HIVE, que consiste na colaboração entre pequenas unidades designadas de ‘ABELHAS’ e pontos de controlo móveis.

Ainda com um número recorde de 1312 votos, o Prémio do Público foi entregue a Gamaru, uma solução de carga inteligente apresentada por Edgar Andres Sarmiento (Instituto de Arte Aplicada e Design, Itália).

Para o ‘Toyota Logistic Engineering’ a Toyota Material Handling convidou estudantes de engenharia suecos para «criar soluções inovadoras, mas viáveis, para o design vencedor da segunda edição: o FLOCK.» O FLOCK desafia as soluções totalmente automatizadas a poderem trabalhar em conjunto autonomamente, de uma forma que os empilhadores movimentados por operadores não conseguem.

O projeto vencedor, o Woodpeck

Written by