A Post it foi a equipa vencedora do D|Code Challenge, lançado pelos CTT – Correios de Portugal. A solução premiada permite interpretar, em diferentes condições de iluminação e em menos de 3 segundos, toda a informação relativa ao identificador fluorescente de uma carta, «apenas com o acesso a um smartphone», sem necessidade de uma ligação à internet ou processamento exterior.
O D|Code Challenge é um desafio tecnológico para startups e empresas e programadores realizado através da TAIKAI, plataforma de inovação aberta que apoia organizações na componente de inovação. Além do prémio de 8.000€, o grupo de programadores irá ver a sua aplicação implementada na operação do serviço nacional de correios. A iniciativa contou com mais de 80 participantes.
Este desafio consistiu no desenvolvimento de uma aplicação móvel que lesse o código unívoco impresso nas cartas pelas máquinas de divisão, através da câmara do telemóvel ou de outro dispositivo móvel, explica os CTT, adiantando que «a aplicação deve ser capaz de identificar e mostrar toda a informação disponível no código do objecto, permitindo desta forma o controlo da qualidade de serviço em toda a rede postal».
A solução vencedora combina algoritmos de tratamento de imagem, processamento do código de barras, correcção de erros e descodificação dos dados gravados no código. Por utilizar linguagens open-source transversais, é compatível com sistemas Android ou iOS, sendo agnóstica ao tipo de smartphone utilizado.