A NEC Corporation anunciou que foi contratada pelo Facebook para construir um cabo submarino transatlântico de fibra óptica e desempenho ultra elevado ligando os EUA e a Europa.
Até recentemente, os cabos submarinos eram compostos por 16 pares de fibras no máximo, mas actualmente, pela utilização do novo cabo de 24 pares de fibras e repetidores recentemente desenvolvidos pela NEC, um sistema pode fornecer uma capacidade máxima de transmissão de meio Petabit por segundo, a mais alta até à data para um sistema de cabo óptico submarino com repetidores de longa distância, explica a empresa.
Espera-se que a utilização de dados internacionais através do Atlântico aumente vinte vezes nos próximos 15 anos, entre 2021 e 2035. A região está entre as geografias de maior crescimento em termos de procura de tráfego de dados, trazendo exigências cada vez maiores para reduzir o custo por bit nas redes de cabos submarinos.
A NEC é um fornecedor de sistemas de cabos submarinos desde há mais de 50 anos, tendo construído mais de 300.000 km de cabos, o equivalente a percorrer a terra quase 8 vezes.