A Mercadona introduziu em todas as lojas da cadeia uma nova garrafa feita 100% com plástico reciclado, de forma a reduzir a utilização de 700 toneladas de plástico virgem por ano, promovendo assim a economia circular e reduzindo o impacto ambiental. A nova embalagem é também reciclável – outro dos compromissos que a Mercadona assumiu com a Estratégia 6.25 é que todas as suas embalagens possam ser recicladas e ter uma segunda vida.
O retalhista está a desenvolver diferentes acções que formam a sua Estratégia 6.25 para a redução do plástico nas suas embalagens e a gestão adequada dos resíduos de plástico que se geram nas lojas.
Para levar a cabo a redução de plástico nas suas embalagens, a empresa desenvolve diferentes estratégias, como a eliminação do plástico e substituição por outros materiais, a redução, a reutilização ou a incorporação de material reciclado para reduzir o uso de materiais virgens. Este é o caso das garrafas que o “Chefe” (cliente) utiliza na secção de Frutas e Legumes para embalar o sumo de laranja recém-espremido.
As novas garrafas estão disponíveis em três formatos (1 l, 500 ml e 250 ml) e têm um pictograma que indica o contentor no qual as garrafas devem ser depositadas para reciclagem, neste caso, o amarelo, para embalagens.
A Estratégia 6.25 tem o triplo objectivo de até 2025 reduzir 25% do plástico, tornar todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nas suas instalações. Para isso está a ser implementada através de 6 acções que envolvem mudanças em diferentes processos da empresa, desde redesenhar as embalagens do futuro em coordenação com os fornecedores, a adaptação das lojas e logística, a gestão de resíduos, etc. No total, a empresa prevê investir 140 milhões de euros nos próximos quatro anos para concretizar todas as acções que integram esta estratégia.
De salientar que no passado mês de Janeiro, foi alcançado o primeiro marco da estratégia: eliminar os sacos de plástico de uso único em todas as secções das suas lojas. Agora, a empresa disponibiliza sacos compostáveis, feitos de fécula de batata, que devem ser depositados no contentor de lixo orgânico.