A Luís Simões recebeu pelo segundo ano consecutivo a Medalha de Ouro da EcoVadis, plataforma de classificação do desempenho de sustentabilidade na cadeia de fornecimento global, pela sua gestão da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na área dos transportes durante o ano de 2019.
Este reconhecimento é fruto do esforço conjunto das diferentes áreas do operador para construir um modelo de distribuição que contribua para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas, adianta a empresa.
Para a avaliação, a plataforma EcoVadis analisou as políticas da Luís Simões no que toca a Sustentabilidade, Ética, Práticas Laborais e Direitos Humanos e Compras Sustentáveis. No conjunto, o operador alcançou uma pontuação de 69/100. «Acreditamos num modelo de Transporte e Logística que seja sustentável e respeite o meio ambiente e as pessoas. Na Luís Simões temos um compromisso de melhoria contínua para nos posicionarmos como um operador logístico responsável, apoiando-nos para isso em três pilares fundamentais: o progresso social, económico e ambiental», explica Cláudia Simões, Coordenadora da área de Desenvolvimento Sustentável da Luís Simões.
No que diz respeito às suas políticas ambientais, o operador logístico reduziu as suas emissões de CO2e em 1.313 toneladas, devido «ao esforço coordenado» das áreas de Transporte e Logística. No que diz respeito ao Transporte, o Grupo aposta na utilização de camiões frigoríficos com «menores níveis de emissões de gases de efeito de estufa e na incorporação de sistemas ecoDriving, que permitem reduzir o consumo de gasóleo». Para além disso, tem vindo a investir na renovação da frota com sistemas de segurança que «promovem uma condução mais eficiente, melhorando a segurança rodoviária e a eficiência energética». A Luís Simões foi também «pioneira na introdução» de gigaliners na Península Ibérica, e conta actualmente com 10 unidades em circulação. «Estes veículos aumentam a capacidade de carga útil por viagem em 33%, encurtando a distância percorrida e conseguindo, assim, maior eficiência e um menor consumo de combustível», explica a empresa.
A Medalha de Ouro da EcoVadis utiliza um sistema de avaliação baseado em padrões internacionais de RSC, como a Global Reporting Initiative, o Pacto Mundial das Nações Unidas ou o padrão ISO 26000. Actualmente, reporta os resultados de mais de 45.000 empresas em 150 países, com a missão de reduzir riscos, promover a inovação e aumentar a transparência e a confiança nas alianças empresariais.