As obras de construção do novo entreposto do Lidl Portugal em Santo Tirso já arrancaram, num investimento avaliado em 70 milhões de euros. Para além da aposta na inovação e sustentabilidade, este entreposto prevê melhores condições de trabalho para os colaboradores e o alargamento da capacidade de abastecimento de um total de 100 lojas.
Com uma área de 48.000m2, o equivalente a 5 campos de futebol, e uma localização próxima do atual entreposto, o futuro centro logístico do Lidl Portugal integrará 100% dos atuais recursos humanos, «garantindo-lhes infraestruturas com mais qualidade, espaço e conforto». Concluído em 2020 este entreposto terá uma capacidade de armazenagem de 55 mil paletes, mais de 90 cais e 400 lugares de estacionamento.
A inovação é uma aposta do futuro entreposto, que contará com um armazém semi-robotizado que «traduz um investimento diferenciador Lidl nos seus entrepostos, introduzindo-os num novo modelo industrial, no qual se incluem as tecnologias de automação na execução de edifícios inteligentes», adianta o retalhista.
Para além disso, energeticamente, contará com energias renováveis (painéis solares) e uma gestão inteligente da iluminação (garantida através de sensores), bem como câmaras de frio com um sistema de arrefecimento concebido, na sua generalidade, com gases/fluidos naturais que minimizam os efeitos nocivos para a camada do ozono.
Segundo a empresa: «À semelhança de todos os nossos entrepostos e lojas, terá a certificação ISO50001 – um sistema de gestão de energia que visa um melhor desempenho, consumo e eficiência – e da certificação BREEAM –que classifica os edifícios sustentáveis tendo em conta categorias como: gestão, saúde e bem-estar, energia, transporte, água, materiais, resíduos, utilização do solo e ecologia, e contaminação; e que visa minimizar os efeitos negativos dos edifícios nos ambientes locais e globais, promovendo o conforto e saúde nos espaços interiores».