O “O Futuro já chegou” foi o mote que marcou as comemorações dos 20 anos da Jungheinrich Portugal que decorreram no passado dia 15 de maio, nas suas instalações em Mem Martins. Em destaque estiveram as últimas tendências da intralogística 4.0 (automatização, digitalização, eletrificação e conetividade), bem como o tema da mobilidade elétrica no setor automóvel, conduzido pelo especialista Ricardo Oliveira, CEO da World Shopper.
No seu discurso, Mark Wender, managing director da Jungheinrich Portugal lembrou o percurso da empresa e reforçou a aposta do grupo alemão no mercado português. Presente em Portugal desde 1998, a Jungheinrich Portugal tem efetuado «fortes investimentos» ao nível das infraestruturas e do aumento dos recursos humanos. Iniciou a atividade com 3 pessoas e, atualmente, conta com aproximadamente 90 colaboradores.
Para breve está a mudança da delegação Norte do Mindelo para a zona industrial da Maia, um espaço de 650 metros quadrados, 65% mais que a área anterior. Para além de uma maior área disponível, a empresa passa a beneficiar de uma localização estratégica pela proximidade do Aeroporto Internacional do Porto e do Porto de Leixões.
A empresa especialista em soluções de intralogística também já reforçou, este ano, a sua oferta ao nível das vendas online, disponibilizando de momento na sua loja online – PROFISHOP Portugal – 7 mil referências que vão desde máquinas de movimentação de carga a equipamentos para armazém.
O evento ficou ainda marcado pela «revolucionária» tecnologia de iões de lítio e pela apresentação do primeiro empilhador retrátil ETV 216i e do porta-paletes elétrico EJE 114i, ambos movidos com baterias de iões de lítio.
«Com as novas tecnologias passámos de produzir máquinas para criarmos uma nova tipologia de produto. A máquina tornou-se parte de um sistema complexo e integrado que junta a máquina, as baterias de iões de lítio, os carregadores e o sistema de gestão da bateria», explicou Mark Wender. «Com o desenvolvimento desta tecnologia, a Jungheinrich criou uma nova geração de empilhadores. A potência de iões de lítio integrada garante um desempenho superior no armazém, para além de um design inovador», concluiu.
De salientar que no ano passado a Jungheinrich Portugal conseguiu registar a maior faturação de sempre em Portugal, com um aumento de 16%, bem como o maior número de encomendas, (mais de 35% – em unidades). Para este ano, «as expetativas são animadoras e com o mercado a evoluir esperamos manter um crescimento a dois dígitos».