IKEA Portugal cresceu 10,8% e prevê investir 60 milhões de euros em 2024

A IKEA Portugal, parte integrante do Grupo Ingka, registou, no ano fiscal de 2023, um desempenho de vendas positivo de 611 milhões de euros. Um aumento de 10,8%, face ao ano anterior (552 milhões de euros no ano fiscal de 2022). No mesmo período, o Grupo Ingka, a nível global, verificou um crescimento de 5,7% (total de 41,7 mil milhões de euros).

O retalhista abriu novos pontos de contacto em diferentes zonas do país, com destaque para a inauguração de três novos Estúdio de Planificação e Encomenda em Vila Nova de Gaia, Almada e Lagos. Lisboa e Madeira estão em fase de conclusão, com previsão de abertura até ao final deste ano.

Na sequência do compromisso assumido na transformação logística, acessibilidade, sustentabilidade e pessoas, a IKEA espera investir cerca de 60 milhões de euros, durante o ano fiscal de 2024 nestas mesmas prioridades, ano em que assinala o seu 20º aniversário no país.

A transformação digital é uma prioridade da IKEA Portugal. Há quatro anos, as vendas online da marca de origens suecas representavam cerca de 4% do total de vendas, mas no ano fiscal de 2023, as vendas através de canais remotos representaram 21%. Segundo a Ikea, este aumento é reflexo das alterações de comportamento dos consumidores portugueses, mas também do compromisso e investimento da IKEA em oferecer uma experiência de compra cada vez mais conveniente, inspiradora e acessível, independentemente do canal que o cliente escolha.

Determinada em continuar a ter um impacto positivo no planeta, a IKEA está a aplicar melhorias concretas na sua operação, de forma a reduzir substancialmente as suas emissões de CO2. Exemplo perfeito dessa transformação é a transição que tem vindo a ser feita para que as entregas ao cliente sejam feitas com zero emissões. Com o crescimento do e-commerce, as entregas last mile cresceram exponencialmente. Só em agosto foram efetuadas mais de 27 mil entregas no domicílio de clientes, e orgulhamo-nos de anunciar que 57% delas foram feitas com recurso a veículos elétricos. Com este movimento, durante o ano fiscal que agora terminou, a IKEA evitou 166 toneladas de emissões de CO2.

Written by