A ID Logistics anunciou a aquisição de 100% da empresa Kane Logistics, uma empresa americana especializada em distribuição omnicanal. Actualmente, a Kane Logistics opera 20 hubs em todo o país (especialmente na Pensilvânia, Geórgia, Ohio, Illinois e Califórnia), representando 725.000 metros quadrados. A operação teve um preço de compra de 240 milhões e está ainda sujeita à aprovação das autoridades competentes anti-monopólio norte americanas (Hart-Scott-Roddino Antitrust Improvement Act). Espera-se que a aquisição esteja concluída antes do Verão de 2022.
Eric Hémar, Presidente e CEO da ID Logistics, refere que “a aquisição da Kane Logistics representa uma das operações de crescimento externo mais importante da história da empresa. Em 2001, começámos a trabalhar com clientes do sector da grande distribuição oferecendo-lhes apoio a nível internacional, posteriormente, a empresa começou a preparar-se para o e-Commerce e a distribuição com a aquisição da CEPL, em 2013. De seguida, reforçou a sua presença na Europa com a recente aquisição da GVT no Benelux. Hoje, com a aquisição da Kane Logistics, abrimos novas perspectivas na América do Norte, onde reforçamos o nosso know-how, em particular com os clientes de bens de consumo embalados, acrescentando gestores experientes e dinâmicos”.
A Kane Logistics é uma empresa de serviços de armazenamento de valor agregado e contract logistics fundada nos Estados Unidos em 1930 pela família Kane. O negócio foi adquirido pela Harkness Capital Partners em 2019 com o objectivo de acelerar o crescimento da empresa. Ao longo dos últimos três anos, a Kane Logistics transformou-se para se tornar num player chave, especialmente para os fabricantes de bens de consumo embalados, alimentos e bebidas, e especialistas em distribuição. Ao incorporar serviços de valor agregado aos serviços de logística tradicional, e ao fortalecer a sua equipa geral, a Kane Logistics aumentou anualmente a sua receita em +20% desde 2019, atingindo 235 milhões de dólares em 2021.
Esta operação é “relevante pela proximidade cultural das empresas, carteiras de clientes complementares e pelas potenciais sinergias comerciais”, assegura a ID Logistics. “A Kane Logistics tem um modelo de negócio muito semelhante ao da ID Logistics: abordagem asset light, armazéns especializados e disponibilização de soluções adaptadas às necessidades específicas de cada cliente. Além disso, a abordagem de “conta chave” empregada por ambas as empresas, permite-lhes oferecer soluções comuns nos Estados Unidos e na Europa.”
Dois anos após os seus primeiros passos nos Estados Unidos, com a aquisição das operações de logística da Nespresso, a ID Logistics diz contra com os meios para alcançar os seus objectivos “numa região de grande potencial”.. O grupo contará com a gestão da Kane Logistics para gerir todas as suas actividades na América do Norte.