Maiken Foods investe 80 milhões de euros na aquicultura de salmão e bacalhau em Sines

A Maiken Foods contratualizou em Janeiro de 2022, a reserva de 10 hectares no Parque da Indústria e Logística de Sines (ZILS), para a instalação da produção aquícola de salmão e bacalhau.

O Grupo Maiken Foods, sediado na Noruega, desenvolveu uma tecnologia inovadora para a criação de salmão e de bacalhau em tanques de peixe em terra. O promotor do projecto e fundador da empresa, o norueguês Arve Gravdal, tem uma vasta experiência neste campo e desenvolveu vários projectos semelhantes noutros países.

O processo tecnológico consiste em grandes tanques circulares, cada um com um módulo de filtro integrado para uma recirculação intensiva. Esta tecnologia, propriedade da Maiken, utiliza a água do mar, reciclando-a no tanque antes de a devolver ao oceano. A água utilizada é arrefecida por meio de energia fotovoltaica gerada por painéis solares no telhado dos tanques e nos vários edifícios da unidade de produção. O objectivo é produzir através de um processo inovador, de alta qualidade e sustentável.

Os tanques operam independentemente (IPU – Individual Production Units), permitindo um controlo mais eficiente da produção e a sua expansão de acordo com o crescimento da procura. Esta tecnologia permite a criação de animais de uma forma sustentável, a uma temperatura controlada e livre de parasitas e produtos químicos.

O projecto consistirá num viveiro para produzir 6.000 toneladas anuais. Um investimento, na primeira fase, de 40 milhões de euros para a produção de salmão. O investimento total é de 80 milhões de euros e incluirá, numa segunda fase, a produção de bacalhau. Os principais mercados serão, para além de Portugal, outros países da União Europeia, especialmente França e Espanha.

Durante a construção serão criados 50 empregos, com 200 empregos a tempo inteiro gerados quando o projecto atingir a velocidade de cruzeiro. A Maiken Foods espera iniciar a construção no último trimestre de 2022.

Written by