A Schneider Electric anunciou o fornecimento ao Grupo Renault do equipamento AirSeT livre de SF6, uma solução que elimina o gás de efeito de estufa das celas de média tensão na Refactory do grupo em Flins (França).
O Grupo Renault ambiciona um balanço negativo de carbono na sua Refactory até 2030 e pretende atingir a neutralidade carbónica total na Europa até 2040. Para o conseguir, está a implementar soluções que permitem eliminar o gás de efeito de estufa SF6 das suas celas de média tensão na fábrica de Flins – o que se torna possível com a cela de média tensão SM AirSeTTM da Schneider Electric. Este equipamento sustentável de MT utiliza tecnologia de interrupção de ar puro e vácuo em vez de hexafluoreto de enxofre (SF6).
“O SF6 é frequentemente utilizado nos equipamentos de distribuição elétrica, mas é 25.200 vezes mais forte do que o dióxido de carbono (CO2) no que toca ao potencial de aquecimento global (GWP, na sua sigla em inglês). Como tal, está a tornar-se cada vez mais o objeto de regulamentos e esforços centrados no clima, estando inclusivamente listado no Protocolo de Quioto, um tratado internacional que compromete os membros da ONU a reduzir as emissões de gases de efeito de estufa”, explica a Schneider Electric.
Eliminar o SF6 e substituí-lo por ar puro oferece o benefício imediato de retirar da equação um potente gás de estufa (Âmbito 4), mas também simplifica a instalação, a desativação e a reciclagem dos equipamentos, ao mesmo tempo que limita os custos. Construído a pensar na circularidade, o design reforçado do SM AirSeT é utilizado em combinação com funcionalidades digitais para prolongar a vida operacional das celas em mais de 30%.
As capacidades digitais e conectadas desta solução também dão resposta às principais preocupações da Refactory a um nível mais amplo, nomeadamente no que toca à cibersegurança, fiabilidade energética e manutenção.
“Na luta contra as alterações climáticas, abandonar os gases de efeito de estufa é imperativo para acelerar a descarbonização,” comentou Frederic Godemel, Executive Vice President of Power Systems da Schneider Electric. “A energia verde é muito mais do que a geração de energia renovável e o consumo eficiente de energia. O SM AirSeT encaixa no espaço crucial que está no meio, onde devem ser feitas melhorias ambientais significativas.”