O Grupo Ingka, do qual faz parte a IKEA Portugal, publicou o seu Relatório anual e de Sustentabilidade FY22 que evidencia as conquistas do ano de 2022 em todas as áreas de negócio, reforçando a sua redução da pegada carbónica total: uma redução de 13,6% em relação a FY16 (ano zero) e uma redução de 6,0% em relação ao ano anterior.
Os investimentos nas lojas, novas e existentes, em ferramentas e serviços digitais, em energia renovável e na área de logística contribuíram para o alcance deste resultado.
O relatório anual e de sustentabilidade abrange todas as áreas de negócios do Grupo Ingka, que mantém o foco em contribuir para tornar acessível uma “vida mais saudável e sustentável” à maioria das pessoas, está também a tomar medidas ao longo de toda a cadeia de valor para ajudar a alcançar o compromisso da IKEA de se tornar numa empresa com impacto positivo no clima até 2030.
Como o maior franchisado da IKEA, o grupo Ingka tem um papel importante a desempenhar no alcance desses compromissos, por exemplo, fazer a transição para energia renovável, fazer entregas em casa com emissão zero, ter uma maior oferta de alimentos à base de proteína vegetal, e oferecer mais serviços circulares, como o serviço 2ª vida.
O relatório aponta para uma redução do desperdício operacional em 9,5% em relação a 2021, com uma taxa de reciclagem de 75,7%, bem como uma redução do desperdício alimentar em 57,8% das lojas IKEA desde o ano fiscal de 2017. A redução é equivalente aos alimentos usados em 20 milhões de refeições e 36.000 toneladas de CO2.
O Grupo Ingka iniciou o seu plano, que tem como meta o investimento de um total de 6,5 mil milhões de euros em energia renovável até 2030, investindo 0,9 mil milhões de euros em projetos de energia renovável.