Dona Tututa, é o novo navio, que irá integrar este mês a operação de transporte marítimo de carga e passageiros em Cabo Verde, liderada pela CV Interilhas, empresa do Grupo ETE.
Para o Grupo, que está presente há mais de 30 anos em Cabo Verde, a escolha, adequação e colocação deste navio ao serviço do país, «representa não só mais um investimento português em Cabo Verde, como reforça aquele que tem sido o seu contributo no desenvolvimento económico-social do país».
O novo navio da CV Interilhas – navio ROPAX (Roll-On Roll-Off de passageiros e cargas) com comprimento de 69 metros, 670 TAB, velocidade até 15 nós e capacidade para 220 passageiros e 43 viaturas ou 11 atrelados de 15 metros – é mais um passo na criação de condições para satisfazer a mobilidade dos cidadãos e agentes económicos entre ilhas, fomentando a economia local.
Dadas as suas características – e depois de percorridas 3.500 milhas náuticas numa viagem transatlântica (Bahamas – Portugal), o navio encontra-se apto para integrar a operação da CV Interilhas, podendo servir as principais rotas de Norte a Sul do País, navegando por períodos seguidos de 24 horas, factor apontado como determinante, para melhorar significativamente o serviço prestado pela empresa. Recorda-se que o navio operava entre as diversas ilhas das Bahamas e da Flórida (Estados Unidos da América), realidade arquipelágica muito semelhante a Cabo Verde. O navio irá integrar a rota S.Vicente/ S.Nicolau/ Sal/ Boavista.