A fábrica Al Maha da Nestlé, no Dubai, está a beneficiar de uma abordagem “inovadora” à manutenção das suas máquinas eléctricas de baixa tensão através da tecnologia da Schneider Electric, especialista na transformação digital da gestão e automação da energia. As tecnologias de IoT e Cloud da Schneider Electric vão ajudar a fábrica Al Maha da Nestlé a evitar tempos de inactividade não planeados, a melhorar o desempenho dos activos e a optimizar a utilização de electricidade.
A solução está a ajudar a equipa da Nestlé a monitorizar a gestão de energia, as cargas eléctricas e as configurações de temperatura de todos os activos conectados da fábrica, para que os técnicos possam resolver problemas de forma proactiva, evitar o tempo de paragem não planeado e mitigar riscos de segurança, bem como optimizar as cargas eléctricas para tornar a instalação mais eficiente a nível energético. A tecnologia EcoStruxure da Schneider Electric avalia os dados dos equipamentos eléctricos da fábrica em tempo real e utiliza sistemas de análise preditiva baseados na Cloud para identificar e resolver possíveis falhas.
As soluções implementadas na fábrica incluem o EcoStruxure Power Monitoring Expert, software de gestão de energia Edge Control, e serviços alimentados por Inteligência Artificial, incluindo o EcoStruxure Asset Advisor. O software proporcionará à equipa de engenharia da Nestlé um conjunto de informações sobre a fiabilidade dos activos, a saúde do sistema eléctrico e a eficiência energética da fábrica
Localizada no Sul do Dubai, a fábrica Al Maha da Nestlé foi inaugurada em 2017 e fabrica produtos das marcas NESCAFÉ e MAGGI. Esta fábrica é uma das mais avançadas da região. Funciona com iluminação 100% LED, o seu isolamento foi pensado de forma a poupar a energia do ar condicionado, e recicla 100% dos resíduos das suas linhas de produção. A Nestlé também instalou a maior central solar privada dos EAU – com um total de 20.000 painéis fotovoltaicos –, que gera 9GWh de electricidade por ano para dar resposta às necessidades de energia anuais da fábrica, eliminando quase 6 milhões de quilogramas de CO2 por ano.