O estudo de mercado feito pela Adelante SCM, empresa de estudos, e apresentado pela BluJay Solutions, fornecedora de sistemas e soluções para a supply chain, foi realizado para explorar as ligações entre inovação na gestão da cadeia de abastecimento, experiência do cliente, adopção de tecnologia e o desempenho da empresa.
Os resultados oferecem aos decisores da cadeia de abastecimentos, benchmarks e percepções que permitem desenvolver estratégias informadas em relação à inovação e melhoria da experiência do cliente. O estudo destaca os principais factores que impulsionam a adoção de tecnologia na cadeia de abastecimento, bem como as barreiras à inovação e a influência de uma abordagem centrada no cliente em detrimento de outras.
“A lição mais importante aprendida com as empresas que enfrentaram experiências de disrupção é o perigo de estas se tornarem muito complacentes com o status quo”, disse Doug Surrett, Chief Product Strategist da BluJay Solutions. “A nossa esperança é que este estudo forneça perspectivas para ajudar as empresas a determinar as acções que podem tomar para implementar soluções que contribuam para que continuem a liderar na cadeia de abastecimento. À medida que avançamos para a próxima evolução da cadeia de abastecimento, não se trata apenas de levar mercadorias do ponto A ao ponto B pelo menor custo, mas inovar com um objetivo claro de optimizar a experiência geral do cliente. Isso requer uma abordagem que considere todo o ecossistema da cadeia de abastecimento ”.
Os gestores da cadeia de abastecimento de sectores como a indústria, retalho e operadores logísticos foram inquiridos, tendo sido obtidas mais de 140 respostas qualificadas de participantes sobre uma série de perguntas incidindo sobre questões relacionadas com a inovação, experiência do cliente e tecnologia. Os participantes identificaram a eficácia e a maturidade da sua empresa (desempenho acima da média,média ou abaixo da média de desempenho, inovadores / early adopters v. Retardatários / maturidade tardia). As principais conclusões da pesquisa são: Os líderes de mercado colocam a experiência do cliente no centro do design da cadeia de abastecimento; Os inovadores colocam maior ênfase em olhar além dos sistemas internos para melhorar toda a cadeia de abastecimento; O transporte, visibilidade da cadeia de abastecimento, armazenagem e automatização são as áreas prioritárias para investimento no futuro próximo.