Os CTT, em parceria com a Näz, empresa de moda sustentável 100% portuguesa, lançaram um novo projecto-piloto de utilização de embalagens reutilizáveis que permite que as compras online sejam acondicionadas em embalagens reutilizáveis, como alternativa às tradicionais embalagens de utilização única.
A Embalagem ECO Reutilizável CTT está direccionada para os clientes de e-commerce, sendo passível de ser introduzida múltiplas vezes na rede operacional dos CTT, com uma vida útil esperada de até 50 ciclos.
Para Maria José Rebelo, directora de Sustentabilidade dos CTT: «Ao permitir um sistema de reutilização, esta embalagem constitui um passo importante no apoio à transicção para uma economia circular, com particular impacto num mercado em expansão como o do e-commerce. Fazemo-lo porque acreditamos que podemos influenciar positivamente aqueles que colaboram connosco e com quem interagimos na nossa cadeia de valor.”
Para Marta, Especialista de Marketing da Näz, “este projeto proporciona uma alternativa ainda mais ecológica para os nossos envios, que atualmente são feitos através de envelopes de papel kraft, permitindo um ciclo de vida das embalagens superior através da sua reutilização, e um passo importante para os nossos objetivos de desenvolvimento sustentável orientados para a descarbonização e economia circular.”
Com a subscrição deste serviço por parte dos parceiros (e-sellers), os mesmos passam a ter acesso a embalagens reutilizáveis de forma a acondicionar os seus envios online. Já os compradores (e-buyers) poderão ter a opção de usar esta nova solução de distribuição paralelamente às já existentes. Ao subscrever este serviço, o comprador terá que devolver a embalagem num conjunto de lojas CTT e marcos de correio seleccionados ou directamente ao distribuidor no acto da entrega da encomenda. Ao devolver a embalagem, para além de contribuir para uma distribuição mais sustentável, o comprador é ainda recompensado com um voucher de desconto para utilização numa futura compra na loja online de origem da sua encomenda, explica a empresa.
Os CTT têm empreendido várias medidas de apoio à biodiversidade e de combate às alterações climáticas. Contam com «a maior frota ecológica do sector logístico em Portugal, que inclui 335 veículos alternativos, para além de terem vindo a reduzir a sua pegada carbónica tendo já registado uma redução das emissões carbónicas directas e indirectas em 27% desde 2013.