A DHL criou uma plataforma única, a cimeira global “A Era de Logística Sustentável 2023”, para permitir a colaboração de especialistas em logística e sustentabilidade de várias indústrias, bem como desenvolver soluções inovadoras, rumo a uma logística mais ecológica e limpa.
Como parte da cimeira global, que decorre de 25 a 27 de Abril em Valência – Capital Verde da Europa para 2024 – a DHL oferece a mais de 1000 decisores, stakeholders e especialistas, a possibilidade de trocar ideias, conhecimentos e co-criar, em conjunto, o futuro das cadeias de abastecimento globais. A cimeira global também proporciona ao Grupo Deutsche Post DHL um fórum para atualizar os stakeholders sobre o progresso do seu roteiro de sustentabilidade, tendo como tópicos-chave a eletrificação, combustível de aviação sustentável (SAF), edifícios neutros em carbono e serviços ecológicos alternativos.
“À medida que enfrentamos os desafios da emergência climática, é evidente que a sustentabilidade deve estar na linha da frente dos nossos esforços. Ao dar prioridade a uma logística mais limpa e ecológica, assim como ao trabalho em conjunto, acredito verdadeiramente que podemos impulsionar um progresso significativo para alcançar cadeias de abastecimento sustentáveis”, afirma Katja Busch, Chief Commercial Officer and Head of Customer Solutions and Innovation (CSI) na DHL. “A cimeira global Era da Logística Sustentável 2023 é uma oportunidade para a construção de comunidades e estamos entusiasmados por sermos nós a promovê-la; a colaboração é essencial para alcançar o progresso. Devemos às gerações futuras, tomar medidas corajosas e assumir compromissos para proteger agora o nosso planeta.”
Com o lançamento da Missão 2050 do Grupo Deutsche Post DHL, em Março de 2017 – centrado no compromisso de atingir emissões líquidas zero até 2050 -, o Grupo diz ter alcançado marcos significativos para atingir esse objetivo, nomeadamente no que diz respeito à eletrificação, tendo introduzido mais de 30.000 veículos elétricos na sua frota de entregas em todo o mundo e encomendado até 12 aviões de carga totalmente elétricos. No ano passado, o Grupo também assegurou, com sucesso, 830 milhões de litros de SAF até 2026. No entanto, não é apenas no transporte que o Grupo Deutsche Post DHL está a adotar uma abordagem sustentável. Sendo a DHL Supply Chain líder do Grupo nesta área, mais de metade das suas instalações (52,1%) são neutras em carbono, incluindo 76 novos edifícios concebidos e construídos de acordo com diretrizes neutras em carbono. Os clientes do Grupo contam ainda com alternativas sustentáveis – os serviços GoGreen Plus -, oferecidos para todos os produtos principais e que já são usados por grandes clientes, permitindo cadeias de abastecimento sustentáveis, estando em discussão o alargamento do serviço a muitos outros clientes.
O Grupo reconhece a importância da colaboração para alcançar uma logística sustentável. Para além dos serviços verdes que a empresa oferece, está também a impulsionar os clientes a reduzir a sua pegada de carbono através da introdução do novo Painel de Emissões DHL GoGreen – uma nova solução de comunicação de emissões para os grandes clientes do Grupo Deutsche Post DHL, proporcionando transparência de acordo com padrões reconhecidos da indústria – como o GLEC Framework ou a recentemente publicada ISO 14083. A solução permite aos clientes visualizar as emissões de carbono para todas as unidades de negócio do Grupo através de uma única plataforma personalizável (gratuita). Este interface elimina a necessidade de aceder a múltiplos sistemas e relatórios, tornando o processo de relatórios mais eficiente e racionalizado, o que, por sua vez, leva a uma tomada de decisão mais bem informada. A ferramenta será primeiramente implementada em 100 clientes de topo com intenção de expandir o âmbito até ao final deste ano.