A DB Schenker desenvolveu um novo serviço para responder à crescente procura de transporte e gestão de baterias, essenciais no avanço da mobilidade eléctrica. Segundo a empresa prevê-se que, em 2030, existirão mais de 130 milhões de veículos eléctricos a circular nas estradas em todo o mundo.
Para a empresa alemã, os fabricantes enfrentam novos desafios relativamente à logística e ao stock destes materiais. «O transporte, a devolução e a reciclagem de baterias são altamente complexos, devido à sua classificação como mercadorias perigosas e aos rigorosos requisitos legais exigidos para o respectivo transporte e armazenamento.» Neste sentido, a DB Schenker, lançou um novo serviço dedicado a este sector, que combina regulamentos nacionais e internacionais sobre tipos de baterias e modos de transporte.
Estão disponíveis todas as modalidades de transporte, além de soluções personalizadas para o ciclo de vida completo das baterias. Isto inclui tanto o transporte de materiais que entram para os centros de produção, com controlo de temperatura, como o transporte de mercadorias acabadas em embalagens devidamente aprovadas e rotuladas como mercadorias perigosas. De acordo com as normas ambientais, a DB Schenker também permite o armazenamento de baterias separadas de outros produtos combustíveis. As baterias de lítio, em particular, são sempre mantidas em «áreas secas e bem ventiladas».
«Além disso, também é garantido o armazenamento livre de pó, serviços de pós-venda e toda a documentação de transporte necessária. Adicionalmente, a logística inversa inclui a reciclagem ou a eliminação de baterias de acordo com a legislação nacional e em estreita cooperação com parceiros seleccionados, incluindo baterias danificadas ou com defeito», adianta a DB Schenker.