A Dachser anunciou que vai expandir a sua frota elétrica europeia com 50 camiões eActros LongHaul, tendo já assinado uma “carta de intenção” (Letter of Intent) com a Mercedes-Benz Trucks. O fornecedor de serviços de logística pretende utilizar o eActros LongHaul configurado como um veículo de caixa móvel (swap body) de 6×2, com uma altura de armazenamento de 1,120 mm. Este modelo de camião elétrico, com uma autonomia de cerca de 500 km com uma carga, deverá estar pronto para produção em série até 2024.
Alexander Tonn, chief operating officer (COO) Road Logistics da Dachser, refere que “este acordo sublinha o nosso compromisso com o desenvolvimento e teste de condução de veículos comerciais amigos do ambiente. A grande autonomia do eActros LongHaul permitir-nos-á transportar mercadorias entre as nossas filiais europeias sem emissões, mesmo em tráfego de carga pesada e em transporte de longa distância. Esta é uma componente importante da estratégia de proteção climática a longo prazo da Dachser”.
A Dachser tem vindo a utilizar veículos elétricos a bateria (BEV), como o FUSO eCanter e o eActros, desde 2018, como parte do seu conceito de entrega urbana sustentável “DACHSER Emission-Free Delivery”. Em onze cidades europeias, as carrinhas e camiões elétricos, a bateria da empresa, entregam todas as mercadorias, localmente e sem emissões de CO2, numa área definida nos centros urbanos. Na última milha – ou last mile –, a Dachser também utiliza bicicletas de carga com suporte elétrico para distribuir as mercadorias. Refira-se que o projeto-piloto em Estugarda foi o vencedor do concurso “Logística Urbana Sustentável” do Ministério Federal Alemão do Ambiente e da Agência Federal do Ambiente em 2018.