Os CTT lançam esta quinta-feira o serviço Criar Lojas Online, que permite que as PME ligadas ao retalho ou venda de bens físicos criem lojas online «com grande facilidade», para a venda dos seus produtos. Esta solução foi criada no contexto de pandemia COViD-19 em Portugal e resulta de uma parceria com o Governo.
Este serviço, desenvolvido em parceria com a start-up Shopkit, pode ser subscrito no site dos CTT (https://www.ctt.pt/empresas/solucoes-setoriais/lojas-online-ctt/index), e garante a construção de uma loja online de forma simples e intuitiva – aliada a soluções de distribuição CTT», adianta a empresa em comunicado.
Segundo os CTT: «Esta oferta pode ser complementada com os sistemas de expedição dos CTT, com as Soluções de Logística e a oferta de Pagamentos, permitindo às PME ter um único parceiro no seu negócio digital. A simplicidade da solução, com um único parceiro em toda a cadeia, da criação da loja, aos pagamentos, distribuição e devoluções, permite às PME o foco no seu negócio e na segurança e bem-estar dos seus colaboradores.» De salientar que o serviço é gratuito até 30 de Abril.
No âmbito desta parceria com o Governo para apoio ao desenvolvimento da presença no comércio electrónico das PME, os CTT criaram também condições para que as PME possam aceder ao marketplace Dott (https://lojas.dott.pt), criado em parceria com a Sonae, com benefícios especiais. Assim, não serão cobradas comissões às novas empresas que adiram ao serviço até 30 de Abril.
Lucro dos CTT atinge os 29,2 milhões de euros em 2019
Também esta semana, os CTT anunciaram que fecharam 2019 com um lucro de 29,2 milhões de euros, o que representa um crescimento de 35,8% face a 2018, em resultado do aumento dos resultados operacionais da empresa.
No Expresso & Encomendas os rendimentos operacionais atingiram os 152,4 milhões de euros, mais 2,4% do que em 2018. Os CTT continuaram a sua estratégia de desenvolvimento do mercado B2C em Portugal e da promoção dos e-sellers portugueses com o lançamento do Marketplace Dott e da plataforma de e-fulfilment “CTT Logística”. Em 20 de Dezembro de 2019 a Tourline foi integrada na empresa CTT Expresso como uma sucursal em Espanha. A empresa tem uma nova equipa de gestão em Espanha que está focada em «melhorar o seu modelo operativo, para garantir mais eficiência e melhor qualidade de serviço, num mercado onde o e-commerce é cada vez mais representativo, e retomar o crescimento para garantir escala e rentabilidade, posicionando-se como um operador de referência ibérico, especialmente nos fluxos transfronteiriços».
Salvo os impactos que resultarem da crise associada à pandemia em curso, ainda de difícil estimativa, os CTT fazem algumas previsões futuras. Estima-se um crescimento entre 4% e 6% dos rendimentos operacionais, o que em conjunto com a implementação de medidas de eficiência se deverá traduzir num crescimento de um dígito elevado do EBIT e de um EBITDA superior ou igual a 110 milhões de euros em 2020.
O volume do correio endereçado deverá registar uma queda entre 6% e 8% enquanto que para o negócio de Expresso & Encomendas em Portugal é projectado um crescimento de dois dígitos. Para fazer face a esse crescimento e apoiar a operação em geral, os CTT prevêem um investimento de 40 milhões de euros, com vista a aumentar a automatização e eliminar constrangimentos na capacidade de tratamento da área de negócio de Expresso & Encomendas.