Os CTT – Correios de Portugal e a Worten decidiram reforçar a sua parceria na área do e-commerce, potenciando a oportunidade que o mercado ibérico oferece de aprofundar a colaboração que já têm na área da logística e alargá-la a outras áreas, para que, focando-se cada uma das empresas nas suas competências core – logística, no caso dos CTT e retalho, no caso da Worten –, possam maximizar o objectivo de acelerar o crescimento dos respectivos negócios.
As duas empresas estão a trabalhar no aprofundamento da sua parceria a nível ibérico, em áreas como instant delivery, múltiplos fluxos de distribuição de encomendas de e-commerce e também logística, incluindo fullfilment para os sellers do marketplace da Worten.
Na área da logística, a Worten construiu uma verdadeira supply chain em rede, centrada no cliente. Utilizando as suas cerca de 200 lojas físicas, os centros logísticos e a capacidade dos fornecedores, a Worten aumentou exponencialmente a sua capacidade de resposta. Isso permitiu fazer face ao enorme volume de pedidos online que, durante o primeiro confinamento, «saltou para patamares sete vezes superiores face a igual período do ano anterior, e que continua, este ano, a crescer».
Para aumentar a sua capacidade operacional e continuar a responder de forma robusta à sua capacidade de distribuição, os CTT investiram mais três milhões de euros em equipamentos em Portugal. O investimento assentou em novos Centros de Operações, permitindo aos CTT crescerem também mais 20.000 metros quadrados.
Em Espanha, a CTT Express também continua a reforçar a sua presença, com a abertura de novos centros que fazem parte do plano de expansão. No primeiro trimestre deste ano prevê abrir novas instalações de forma a reforçar a sua capacidade e flexibilidade e dar resposta ao aumento das encomendas, oferecendo índices de qualidade acima dos 98%.