A APAT realizará nos próximos dias 29 e 30 de Outubro o 18º Congresso Nacional de Transitários, com o tema: Disrupção do Sistema Logístico. Segundo a associação, no momento actual, é fundamental falar acerca da resiliência da cadeia logística e dos impactos da Covid, nomeadamente na subida generalizada dos preços nos vários modos de transporte, na escassez de contentores, na concorrência entre os players e na sustentabilidade ambiental, bem como na sustentabilidade da actividade.
O desenvolvimento tecnológico que se apressa a chegar às empresas transitárias, sob a forma da digitalização, informatização, crimes cibernéticos e e-Commerce e ainda como os recursos humanos se vão dispor mediante novas metodologias no contexto do trabalho, em que destaca a motivação, a formação, na adaptação às novas realidade, na gestão de equipas e como conseguir novos negócios trabalhando mais no online e até em teletrabalhos, são os temas a abordar.
«Vai ser um dia e meio em que pretendemos, desta vez, fazer uma análise mais holística da actividade, ao mesmo tempo que pretendemos partir de um primeiro dia em que analisamos o presente para, no dia seguinte, tentarmos antever algum futuro, não na forma como se gere o negócio, mas essencialmente como vamos gerir novas metodologias, novas plataformas, novos entendimentos e novas relações sociais«, salienta a APAT.
Queremos dotar os gestores dos Transitários de conhecimentos que lhes permitam tomar decisões ou ter um tempo de reacção rápido, devidamente suportado, para minimizar impactos na própria empresa. Por isso consideramos que o Congresso é o evento onde todos devem estar.