A InPost, a empresa de logística especializada em entregas não domiciliárias, anunciou hoje que espera um aumento de utilizadores que escolham os seus Ponto Pack e Lockers para receber convenientemente as suas encomendas durante a Black Friday de 2022. Alguns estudos colocam o crescimento das encomendas para este período em mais de 20%, bem como um aumento das despesas de quase 10%, o que contrasta com a incerteza económica devido à inflação.
A empresa espera um maior volume de entregas não domiciliárias em 2022, como parte de uma tendência de crescimento que tem vindo a verificar-se desde há vários anos.
Um questionário realizado em Portugal pela GWI, em parceria com a Adsmovil, mostra que 63% dos portugueses admite ser “muito provável”, “provável” ou “quase certo” fazer compras online a 25 de novembro, data conhecida por Black Friday, enquanto 47% afirma a mesma intenção para a Cyber Monday, que se assinala a 28 de novembro.
Um estudo recente feito pela Google no mercado português aponta no mesmo sentido e sugere que sejam já 70% os portugueses que têm a intenção de fazer compras online na época de compras neste final de 2022. “O aumento das compras online que temos visto nos últimos anos está também a impulsionar o aumento da entrega não domiciliária como um movimento de mercado natural”, explica Nicola D’Elia, o CEO para a Europa do Sul do Grupo InPost.
Apesar da incerteza económica devido à elevada inflação, que fechou outubro com uma taxa de 10,6% em Portugal e 10,9% no conjunto da União Europeia, segundo o Eurostat, a InPost espera uma campanha favorável ao consumidor, que contribuirá para uma maior utilização dos seus Ponto Pack e Lockers como opção para os clientes receberem as suas compras.
De referir que a InPost tem uma rede de 50.000 Ponto Pack / Lockers na Europa, dos quais mais de 700 em Portugal.