Combilift comemora 25 anos de inovação

O fabricante global de empilhadores multidirecionais articulados, transportadores de contentores e equipamentos de movimentação de carga comemora este ano o seu 25º aniversário com a premissa de continuar a crescer e a expandir o negócio no futuro. Mais de 80.000 unidades já foram vendidas para mais de 85 países.
A Combilift, fabricante global de empilhadores sediada na Irlanda, recebeu mais de 200 pessoas na sede global da empresa, em Monaghan, na Irlanda, no passado dia 25 de setembro, para as comemorações do seu 25.º aniversário. Entre os presentes incluíram-se membros da imprensa internacional, nomeadamente da revista Logística Moderna, revendedores da Combilift, ministros do governo, entre outros que visitaram a fábrica em Monaghan. Os convidados puderam visitar as modernas instalações de 46.500m² e os seus vários departamentos, como o design, a inovação e desenvolvimento, os armazéns, as zonas de teste e a linha de produção, de onde saem os vários equipamentos da marca.
Foi possível ver em primeira mão os três produtos mais recentes da empresa. Concebido para a indústria de energia eólica, o novo Combi-LC Blade foi lançado e com direito a uma demonstração na área “Straddle”, enquanto o novo Combi-AGT, lançado durante a FABTECH 2023, fez uma demonstração pela equipa de automação. Um empilhador autónomo para revolucionar a forma como as cargas longas são movimentadas durante a fase de produção nas fábricas. Foi também apresentado pela primeira vez o Combi-Connect, que oferece aos clientes acesso a todos os dados da sua frota com um “simples toque” num botão. A completar a sequência de 5 novos produtos lançados no 25º ano de atividade, estão os veículos Combi-CB70E e Combi-CUBE.

 

“A Combilift é uma empresa visionária”

Ocorreu de seguida um encontro no hall de entrada da sede, onde o CEO Martin McVicar, acompanhado pela Ministra do Desenvolvimento Rural e Comunitário, Heather Humphreys, falou sobre a parceria, o crescimento e a importância de permanecer local. Ao dirigir-se diretamente aos funcionários, Martin dedicou um momento para agradecer pelo seu rigor e trabalho árduo, com destaque para algumas palavras do CEO da Combilift: “Quando Robert Moffett e eu fundámos este negócio há 25 anos, não creio que alguém tivesse imaginado na dimensão que a organização atingiu hoje, e muito disso se deve ao compromisso dos nossos funcionários. Até ao final desta semana, teremos oficialmente apresentado cinco novos produtos este ano, e embora isso exija muita dedicação, também requer muita colaboração com os nossos clientes. Os nossos novos produtos Combi-AGT e Combi-LC Blade são ambos exemplos perfeitos de o cliente expressar o desejo de um produto que possa satisfazer as suas necessidades e a Combilift ouviu isso. Para nós, não se trata apenas de projetar e construir um veículo. Orgulhamo-nos de entregar um produto de qualidade, da Irlanda, para qualquer parte do mundo, mantendo ao mesmo tempo custos eficazes. Queremos continuar a crescer e a expandir o nosso negócio no futuro e gostaríamos de agradecer a todos, em particular aos nossos funcionários, mas também às pessoas que viajaram de 42 países diferentes para estarem aqui e celebrar connosco. Hoje é verdadeiramente um marco para a Combilift”.
Ao falar no evento do 25.º aniversário da Combilift, a Ministra do Desenvolvimento Rural e Comunitário, Heather Humphreys TD, disse: “Nos últimos 25 anos, a Combilift teve um impacto muito importante na economia Irlandesa. A Combilift é uma empresa visionária em todos os sentidos e estou encantada que o governo Irlandês, através da Enterprise Ireland, tenha apoiado a Combilift ao longo da sua incrível jornada de 25 anos.”

 

Mais de 1000 empregados em todo o mundo

Houve ainda tempo para uma Conferência de imprensa encabeçada por Martin McVicar: “Na Combilift, temos um histórico de inovação. Investimos anualmente 7% da nossa receita em investigação e desenvolvimento e hoje é a culminação de muitos anos de trabalho árduo. Estamos encantados por continuarmos esta tradição de inovação 25 anos depois. Com mais de 800 funcionários em Monaghan e 200 em outras localizações pelo mundo fora, o sucesso da Combilift é um testemunho das nossas equipas, dos nossos clientes e dos nossos concessionários de apoio em todo o mundo. Estamos ansiosos pelos próximos 25 anos na Combilift.”
Michael Woods, Chefe das Operações de Equipamentos Offshore da Siemens Gamesa, comentou ainda: “Ver pessoalmente o novo Combi-LC movimentar pás é impressionante, é fantástico vê-lo passar da fase de design para a concretização. A sua manobrabilidade e funcionalidade parecem excelentes. Mal podemos esperar para vê-lo no local a mover as pás.”
O dia acabou com um jantar convívio para todos os convidados, no Castle Leslie, onde os funcionários mais antigos obtiveram o reconhecimento pelos anos de serviço e dedicação à empresa.

 

A empresa Combilift

A Combilift é um fabricante global de empilhadores multidirecionais articulados, transportadores de contentores e equipamentos de movimentação de carga não conforme, muitos deles feitos à medida da necessidade do cliente. A empresa foi fundada em 1998 na Irlanda por Martin McVicar e Robert Moffett. Os fundadores da empresa têm ambos um longo passado na engenharia. Robert Moffett esteve por trás da Moffett Engineering, um nome sinónimo do empilhador montado num camião ‘Moffett Mounty’ e Martin McVicar era o engenheiro-chefe da empresa. Em 1998, os dois engenheiros apaixonados, experientes e motivados uniram os seus conhecimentos e visão partilhada para projetar o primeiro empilhador multidirecional – o C4000 de três rodas -, com tração em todas as rodas, movido a motor de combustão interna e assim nasceu a Combilift.
A empresa é conhecida por ter equipamentos que oferecem a capacidade de manobrar cargas longas e volumosas em espaços apertados e corredores estreitos, graças à sua capacidade de operar em múltiplas direções. Alguns dos principais produtos da Combilift incluem empilhadores multidirecionais, empilhadores articulados e soluções personalizadas para a movimentação de cargas especiais. Esses empilhadores são amplamente utilizados numa variedade de sectores, incluindo manufaturação, distribuição, logística e armazenagem, onde a movimentação de cargas de grande comprimento, como tubos, perfis de aço, madeira e outros materiais, é comum.
É reconhecida pela sua inovação no campo da movimentação de carga e por projetar soluções personalizadas para atender às necessidades específicas dos seus clientes. Os seus produtos são projetados para otimizar o espaço de armazenamento e aumentar a eficiência operacional, tornando-os uma escolha popular para empresas que lidam com cargas volumosas e complexas. A Combilift oferece um serviço de design e de otimização gratuito para armazéns e locais.
Mais de 80.000 unidades Combilift foram vendidas em todo o mundo, em mais de 85 países, para onde a empresa exporta desde a sua fundação em 1998. A força motriz por trás das operações da Combilift é o desejo de oferecer inovação na área de manipulação de materiais. A capacidade de resposta às necessidades em constante mudança do cliente permeia todas as áreas do negócio. A Combilift investe continuamente 7% de todas as receitas em investigação e desenvolvimento “como parte do seu empenho em encontrar maneiras mais seguras, produtivas e económicas de elevar cargas desafiantes, em ambientes desafiantes”. O compromisso da empresa com o desenvolvimento de novos produtos tem permitido que ela “continue a ser pioneira na indústria de elevação e movimentação, solidificando a sua reputação”.
Sob a orientação desta gestão, a Combilift desfrutou de um crescimento continuo. Segundo os responsáveis: “Uma empresa praticamente sem dívidas, um importante empregador local e que oferece a gama mais extensa de soluções especializadas de movimentação multidirecional e personalizado disponíveis num único fabricante”.
Combilift entrou no sector da energia eólica offshore com o Combi-LC Blade

A Combilift anunciou a sua entrada no sector da energia eólica offshore com o lançamento de um novo produto projetado para satisfazer as exigências de movimentação de carga dos fabricantes de turbinas eólicas offshore em grande escala.
À medida que o setor de energia verde vê um aumento nos componentes de turbinas eólicas maiores, incluindo torres e pás, a Combilift uniu forças com líderes da indústria para desenvolver “soluções seguras, estáveis e eficientes” de elevação e armazenamento em toda a sua cadeia de abastecimento.
O Combi-LC, projectado na sede e fábrica da Combilift na Irlanda, em colaboração com a Siemens Gamesa, permite o movimento de pás e torres de turbinas eólicas (algumas das pás com até 115 metros de comprimento e pesos de 70 toneladas), ao longo das fases de produção e até locais de armazenamento, que por vezes podem estar até 5 km de distância.
O conceito de Transportadores de Carga Personalizados [design patenteado pendente] baseia-se em duas unidades de controlo remoto totalmente personalizáveis com leitos de chassi de baixa altura que podem funcionar em operações mestre e escravo em tandem, com dimensões e configurações de rodas que variam de acordo com o tipo e peso da carga.
A Siemens Gamesa é um dos maiores fornecedores de energia eólica offshore do mundo, tornou-se a primeira empresa a aproveitar a nova tecnologia ao assinar um pedido de vários milhões de euros para vários dos transportadores de carga personalizados, e a Combilift está em discussões ativas com outras empresas de energia eólica offshore com demandas semelhantes.
A Combilift espera gerar mais de 50 milhões de euros em receita por ano neste segmento de mercado até 2026.
Combi-AGT: empilhador sideloader autónomo com a opção de operação manual

Já em operação em vários centros de serviços de aço líderes nos Estados Unidos, o Autonomous Guided Truck da Combilift (Combi-AGT), projetado especificamente para a movimentação automatizada de cargas longas, possui capacidade de controlo duplo, permitindo a operação manual quando necessário e se selecionado como opção de operação – uma estreia mundial. Combinado com a sua única “navegação por características naturais”, este empilhador é uma solução inovadora na movimentação autónoma de materiais, com feedback positivo dos clientes, reportando flexibilidade de pessoal e benefícios de utilização.
Este é o primeiro veículo autónomo da marca e aparece também no âmbito do seu 25.º aniversário. Desenvolvido pela equipa de automação da Combilift, o Combi-AGT é um modelo elétrico de 4 rodas com posição de condutor em pé, que é o primeiro empilhador sideloader autónomo do mundo com operação dual para cargas longas.
Com uma variedade de produtos personalizados, o Combi-AGT utiliza a mais recente tecnologia inteligente para atender à procura dos clientes por empilhador lateral sem condutor. Esta procura foi motivada em parte pela segurança, para eliminar a presença de pessoal nos corredores, pela consistência nos procedimentos de movimentação e para maximizar o atendimento de pedidos, e pode ser operada em modo manual se houver perdas de energia ou de conexão com a Internet.
A equipa de automação da Combilift passou três anos em contacto com distribuidores de aços especiais para identificar as melhores especificações para o Combi-AGT. O novo modelo, com capacidade de elevação de 5.000 kg e várias alturas de elevação, atende às exigências dos centros de serviço de aço e do sector do metal, que normalmente lidam com cargas longas. A Combilift trabalhou em conjunto com a IMR (Irish Manufacturing Research) durante o processo de desenvolvimento para permitir uma integração perfeita com vários sistemas de gestão de armazéns (WMS) dos clientes.
O seu design é baseado no modelo Combi-GTE elétrico de operação manual, que há muito tempo é uma opção muito popular para centros de serviços devido à sua capacidade de trabalhar com eficiência em corredores estreitos guiados por trilhos. A primeira unidade Combi-AGT foi fornecida à Steel and Pipe Supply, sediada no Kansas e desde então, a Combilift tem colaborado com vários centros de serviços de metal na América do Norte durante o processo de desenvolvimento.
Os sensores a laser instalados em várias posições no chassis incluem um sistema de segurança para evitar colisões, conforme aprovado pelo American National Standards Institute. Se a máquina detectar um obstáculo ou um pedestre que tenha entrado no seu caminho, ela reduzirá automaticamente a velocidade e, se necessário, parará em casos de emergência, voltando a operar normalmente quando os obstáculos forem removidos para fora da área dos sensores.
O sistema de segurança adaptativo melhorado permite que o tamanho dos campos de detecção de obstáculos aumente ou diminua de acordo com o ângulo de direção e a velocidade do empilhador.
O sistema de navegação por características naturais é superior aos métodos tradicionais de navegação de empilhadores baseados em orientação por fios ou pontos de referência artificiais, como refletores. Em vez disso, ele usa os recursos que ocorrem naturalmente em um armazém – paredes, estantes e colunas, por exemplo -, evitando a necessidade de adicionar ou alterar a infraestrutura do armazém.
O sistema de detecção da dimensão da carga, com patente pendente, opera executando um varrimento a laser da carga para verificar se o seu comprimento corresponde à tarefa enviada à máquina. Da mesma forma, ao descarregar, ele verifica se a rack na frente tem espaço livre suficiente para receber a carga.
Na opinião do CEO e cofundador da Combilift, Martin McVicar: “Não nos apressámos deliberadamente a incorporar um produto autónomo no nosso portfólio. Como em qualquer novo lançamento, realizámos extensos testes de campo para garantir que o equipamento é adequado à finalidade, entrando em contacto com vários clientes importantes da Indústria de serviços de metal durante o estágio de desenvolvimento do produto. Temos a sorte em contar com um grupo de pessoas na equipa de veículos autónomos com a motivação do pessoal das equipas de engenharia de software, mecatrónica e mecânica, que estão comprometidos com o crescimento desta unidade de negócio. O Combi-AGT representa um novo marco no desenvolvimento de produtos, com a expansão adicional da nossa gama autónoma em andamento.”
Solução de telemetria Combi-Connect

O terceiro produto lançado pela Combilift é o Combi-Connect. Trata-se de um produto de software telemático que fornece aos clientes um maior nível de conhecimento na gestão da frota e utilização, disponibilizando dados em tempo real sobre o desempenho da frota, incluindo rastreamento de localização, análises de utilização e alertas de manutenção. Com essa informação à disposição, as empresas podem otimizar as suas operações. Baseado num modelo de subscrição, o Combi-Connect oferece análises de dados totalmente transparentes, permitindo não apenas aos revendedores, mas também aos próprios clientes, gerir e tomar decisões informadas.
O Combi-Connect é uma solução de ponta que capacita os negócios a atingir níveis de eficiência, segurança e produtividade. O sistema de telemetria foi concebido para se adaptar às necessidades únicas de cada cliente, revolucionando a forma como opera e gere a sua frota. Num mundo impulsionado pela tomada de decisões baseada em dados, o Combi-Connect capacita a descodificação de complexidades e transforma-as em vantagens operacionais. A fusão de dados e inteligência com este sistema de telemetria, aplica técnicas de ciência de dados que descodificam informações das máquinas, oferecendo análises preditivas e tomada de decisões estratégicas. Esta solução permite melhorar as decisões operacionais instantaneamente, o controlo e a precisão operacional. As informações em tempo real permitem monitorizar o desempenho e a localização dos ativos em tempo real, conferindo uma vantagem na tomada de decisões. Alguns dos benefícios: otimização dinâmica de rotas; estratégias de redução de custos e elevada qualidade de serviço. Quando surgem anomalias, há uma informação imediata, permitindo ações proactivas e ágeis. A segurança continua a ser uma prioridade máxima, com alertas imediatos para cenários críticos. As informações em tempo real são mais do que uma ferramenta, permitem decisões estratégicas baseadas em dados que impulsionam as operações.

 

A versão integral deste artigo pode ser consultada na edição número 190 da revista Logística Moderna

Written by