Os custos globais, a fiabilidade e a visibilidade são alguns dos factores que vão impulsionar o sector do comércio electrónico este ano, afirma a DHL eCommerce Solutions. A fim de ajudar os retalhistas a melhor planear o ano de 2023, a DHL eCommerce Solutions, uma divisão da empresa global de serviços logísticos, lançou o seu E-tailers’ Almanac.
“Que diferença um ano pode fazer. Com o volume de encomendas a serem reduzidos e menos procura a pressionar a capacidade instalada, as prioridades dos nossos clientes de comércio eletrónico evoluíram no sentido de assegurar a manutenção dos clientes numa economia cada vez mais difícil”, afirmou Lee Spratt, CEO da DHL eCommerce Solutions, Américas, numa declaração.
O grupo identificou quatro tendências de mercado:
A consciência de custos veio para ficar: Com as incertezas macroeconómicas globais e norte-americanas a manterem-se em 2023, espera-se que os consumidores estejam mais conscientes dos preços nos seus gastos online. As pressões orçamentais estão a forçar os consumidores a fazerem compromissos e a reafectarem os seus orçamentos entre categorias de consumo. Esta mudança nas despesas de consumo online está a ter impacto nas necessidades de expedição dos retalhistas online tornando o custo de expedição a sua prioridade número um, empurrando a velocidade de entrega para a segunda posição.
O boom do volume pandémico desapareceu, aproximando-se dos níveis de 2019: Com menos gastos de consumo em todas as categorias de produtos, a DHL eCommerce Solutions U.S. viu os volumes normalizados, mas a atingir um volume aproximadamente 20% superior quando comparado com o de 2019, representando uma ligeira diminuição dos níveis de volume atingidos no período pandémico (2020-2021). Esta normalização global do volume em todo o sector logístico deve-se ao facto dos retalhistas online estarem a enfrentar pressões nas margens, um decréscimo na procura e aumentos dos custos e da mão-de-obra, resultando em muitas negociações com múltiplos transportadores para o serviço mais económico e fiável.
Fiabilidade e visibilidade em tempo real: Com base no feedback dos comerciantes online disponibilizado à DHL eCommerce Solutions, a fiabilidade, a visibilidade proactiva em tempo real, e a rastreabilidade são aspetos que se mantêm no topo da sua lista de necessidades, para além do preço. No que diz respeito a rastreabilidade de envios e exceções, os comerciantes online requerem atualizações e feeds pró-ativos e em tempo real via correio electrónico ou API. Como resultado, podemos esperar maiores investimentos entre os operadores logísticos em analítica e capacidades de notificação instantânea de rastreio e disrupções no transporte.
Regionalização da procura regressa: À medida que os estrangulamentos na cadeia de abastecimento se tornam mais fáceis e as condições de mercado estabilizam, esperamos ver um regresso às tendências de longo prazo na expedição, como a regionalização da procura. Para os retalhistas de comércio electrónico, a regionalização das suas redes de distribuição pode ajudá-los a aproximarem-se dos seus consumidores finais e a poupar nos custos de transporte, mas isto exigirá um parceiro logístico forte com uma extensa área de cobertura.