A Logista, um dos maiores operadores logísticos do sul da Europa, anunciou a aquisição de 60% da Transportes El Mosca, empresa espanhola especializada no transporte e armazenagem de mercadorias, bem como no transporte de frio positivo e negativo, principalmente para a indústria alimentar. Adicionalmente a Transportes El Mosca tinha consolidado a sua posição como empresa de transporte marítimo nacional e internacional, especializando-se tanto no tratamento de mercadorias secas como nos de temperatura controlada.
A empresa familiar fundada em 1936, Transportes El Mosca, sediada em Murcia, tem uma frota de mais de 1.000 veículos, emprega cerca de 1.100 trabalhadores, tem uma rede de 12 delegações nacionais e internacionais que somam mais de 50.000 m2 de armazéns e registou vendas em 2021 de aproximadamente 250 milhões de euros, com um EBITDA de 25 milhões de euros. Mais de 60% das vendas provêm da atividade internacional.
A Transportes El Mosca oferece serviços de transporte intermodal nacional e internacional por estrada, mar e ar, assim como transporte de frio positivo e negativo. A frota de veículos ajuda a assegurar a qualidade do serviço, ao mesmo tempo que proporciona flexibilidade para responder rapidamente às necessidades dos clientes.
Os principais mercados de destino da atividade de transporte rodoviário internacional são o Reino Unido, Alemanha, Portugal, França, Holanda e Itália e os principais clientes são os produtores alimentares e os grandes retalhistas do sector alimentar.
No transporte marítimo, os principais mercados internacionais são a China, os Estados Unidos e o Canadá, para além de alguns países da América Central e do Sul, Médio e Extremo Oriente. A maioria dos clientes desta linha de negócio pertencem também ao sector alimentar.
Através desta aquisição, a Logista expande a sua carteira de serviços, incorporando capacidades complementares em temperatura controlada. Por exemplo, o transporte marítimo de contentores frigoríficos para as Ilhas Baleares e Canárias ou para os mercados internacionais, bem como um serviço de grupagem especialmente vocacionado para o sector das frutas e legumes. A Logista, que é já uma das maiores empresas de transporte espanholas, reforça assim a sua posição no transporte nacional e internacional para a indústria alimentar e farmacêutica e torna-se o segundo maior operador no sector do transporte de carga completa com temperatura controlada em Espanha.
A combinação das capacidades dos dois grupos permitirá também a geração de sinergias com o negócio internacional de carga completa (Logista Freight) através da combinação de tráfego premium de saída e de entrada.
O acordo alcançado contempla a compra de 60% do capital da Empresa, que será pago em dinheiro, sendo o valor máximo previsto de 106 milhões de euros. A aquisição dos restantes 40% da empresa será efetuada ao longo dos próximos três anos. A transação deverá ocorrer por volta de Setembro/Outubro de 2022, uma vez recebidas as autorizações e aprovações necessárias das autoridades nacionais e da União Europeia.
Íñigo Meirás, CEO da Logista, comentou: “Tenho o prazer de anunciar a aquisição da Transportes El Mosca, que marca um passo transformador para a nossa divisão de transportes. Esta transação é consistente com a nossa anunciada estratégia de diversificação e crescimento”. Com Transportes El Mosca estamos a reforçar a posição da Logista no transporte de temperatura controlada em Espanha, alargando-a internacionalmente e a complementar as nossas capacidades existentes em serviços de valor acrescentado aos clientes. Entre as novas capacidades que estamos a acrescentar, gostaria de destacar o transporte marítimo nacional e internacional. A natureza complementar das suas operações com as da Logista representa uma grande oportunidade de crescimento e de criação de valor para os nossos acionistas”.