O BLG Logistics Group investiu em dois empilhadores automatizados ERC 213a da Jungheinrich para a sua unidade em Bremen, na Alemanha. Estes equipamentos destinam-se ao abastecimento e à eliminação de materiais na sua linha de revestimento, a partir da qual a BLG fornece serviços completos para o sector automotive. Trata-se do primeiro projeto de automatização deste tipo para o grupo.
Sobre a implementação deste projecto, Christian Reining, Senior Project Manager for Innovations & Digitisation Projects do BLG Logistics Group refere que: «Estamos muito satisfeitos por ter encontrado um parceiro como a Jungheinrich para nos ajudar a implementar o nosso primeiro projeto AGV. Este projeto serve de exemplo e espera-se que irá potenciar mais oportunidades para o seu uso na BLG.»
A utilização de AGVs permite automatizar parte do sistema interno de transporte de paletes neste centro de logística. Os AGVs estão conectados ao BLG Warehouse Management System por meio do interface logístico da Jungheinrich. Graças ao seu scanner a laser, o ERC 213a pode navegar de forma independente pelo armazém.
«Os sistemas de AGV estão no centro da intralogística automatizada. Com base nos empilhadores da Jungheinrich testados e aprovados, que são complementados por componentes de automação e controlados por software inteligente, projectámos um sistema para o BLG que lida com tarefas de transporte recorrentes com grandes volumes de movimentação de forma particularmente segura e eficiente», diz Gregor Ringwelsky, Key Account Manager da Jungheinrich.
O ERC 213a é o modelo mais recente do portfólio de AGVs da Jungheinrich. «Com o seu design compacto, o empilhador automático é especialmente projectado para processos de transporte em espaços confinados. Equipados com a mais recente tecnologia de iões de lítio, os AGVs podem operar com uma capacidade total de/até oito horas. A bateria é carregada em períodos predefinidos ou, se necessário, pode ser carregada automaticamente nas estações de carregamento. Isso aumenta a disponibilidade do sistema e permite que os AGVs sejam usados sem parar. Os sistemas de segurança, como os scanners de protecção pessoal, verificam se há obstáculos durante a utilização. A navegação ocorre por meio de um laser. Refletores na rota ou uma combinação de refletores e recursos distintos podem ser usados para fins de navegação», explica o fornecedor de intralogística.