O Grupo Garland foi a agência de navegação responsável pela descarga de 82.640 toneladas métricas de milho proveniente do Brasil no terminal de Granéis Alimentares da Trafaria, que integra o Porto de Lisboa. Tratou-se «do maior graneleiro e com maior quantidade de carga atendido pelas empresas de agenciamento de navegação do Grupo Garland e constituiu ainda um recorde na infra-estrutura portuária, concessionada à Silopor Trafaria».
Ao longo do ano, as empresas de navegação da Garland têm vindo a registar vários movimentos de cereais recordes nos portos nacionais, destinando-se as cargas, na sua maioria, à indústria agro-alimentar nacional.
A operação de descarga do graneleiro “CSSC AMSTERDAM”, com 255 metros de comprimento e 43 de boca, implicou uma série de desafios, segundo relata a empresa. «Não só o volume de mercadoria foi o mais elevado de sempre que o terminal da Trafaria recepcionou, como o mau tempo que se fez sentir durante a operação levou a que a mesma só ficasse concluída duas semanas após a chegada do navio ao terminal especializado em cargas de granéis agro-alimentares, classificado como de águas profundas e com tecnologia que o equipara aos melhores da Europa».
As empresas de navegação da Garland foram responsáveis, em 2020, pela movimentação de 1 milhão e setecentas mil toneladas de carga a granel, sólido e líquido, operadas nos portos de Lisboa e Leixões, na maioria produtos agrícolas, destinados à indústria alimentar humana e animal.